A importância da atividade física para pessoas com deficiência

22.05.2019

A atividade física para pessoas com deficiência melhora a condição cardiovascular, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio.

os benefícios da atividade física para as pessoas com deficiência

A prática de exercícios físicos é importante para a saúde de qualquer pessoa, isso já é senso comum. Está comprovado que se exercitar com regularidade gera diversos benefícios para a saúde física e mental da pessoa e, além disso, melhora a qualidade de vida.

O que muitos não sabem é que os exercícios físicos podem trazer ainda mais benefícios para pessoas com deficiência. A prática de esporte melhora a condição cardiovascular, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio.

Todas essas vantagens contribuem para o melhor conhecimento sobre o corpo e a maior facilidade para realizar atividades diárias. Na realidade, não praticar exercícios pode, inclusive, aumentar os efeitos da limitação motora.

Além dos aspectos físicos, o esporte também cria oportunidades de socialização com outras pessoas e ajuda a dar mais independência para a pessoa com deficiência.  

A prática de exercícios também contribui com o psicológico, aumentando a autoconfiança e autoestima, otimismo e a percepção de capacidade.  

Todos podem praticar esportes?

O número de pessoas que se preocupa com a saúde tem aumentado de maneira geral no mundo. As pessoas estão mais atenciosas com a sua alimentação e com a prática de exercícios físicos.

No caso das pessoas com deficiência não é diferente. O número de adeptos à prática esportiva também tem aumentado bastante nos últimos anos, principalmente devido às políticas de inclusão e conscientização das pessoas.

Todas as pessoas, com ou sem deficiência, devem buscar acompanhamento médico antes de iniciar alguma prática esportiva. Muitas doenças cardíacas, respiratórias ou circulatórias podem ser agravadas com a prática do esporte inadequado.

No caso de pessoas com deficiência, assim como os idosos, as limitações físicas ou motoras devem ser consideradas na hora de escolher um esporte, além de ter sempre a orientação de um profissional especializado.

Qual modalidade esportiva deve ser escolhida?

Diversas modalidades esportivas já foram adaptadas para a prática por pessoas com diferentes deficiências. As escolhas mais comuns são natação, atletismo, basquete, voleibol, futebol, tênis, tênis de mesa e bocha.

Todos possuem regras adaptadas e classificações funcionais para gerar condição de igualdade e competitividade.

O profissional de educação física é o mais indiciado para adaptar exercícios para que as pessoas com deficiência possam aproveitar as atividades ao máximo.  

Esportes mais comuns por tipo de deficiência:

Atividade física para pessoas com deficiência visual:

Atletismo, ciclismo, futebol, judô, natação, goalball, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno.

Atividade física para pessoas com deficiência auditiva:

Atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol, handebol, natação, vôlei, natação, e muitas outras (quase as mesmas das pessoas sem deficiência, pois não existem grandes limitações dos deficientes auditivos).

Atividade física para pessoas com deficiência física:

Atletismo, arco e flecha, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para amputados e paralisados cerebrais, halterofilismo, hipismo, iatismo, natação, rugby, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e para amputados e modalidades de inverno.

Principais barreiras a serem enfrentadas

Certamente o preconceito é a principal barreira enfrentada pelas pessoas com deficiência, mas além dessa outras dificuldades são:

  • Falta de apoio familiar
  • Insegurança
  • Falta de motivação
  • Sedentarismo
  • Desrespeito

A sociedade está avançando, aos poucos, na inclusão de pessoas com deficiência, mas ainda falta um longo caminho. É fundamental que todos tenham acesso à qualidade de vida e possam escolher fazer suas atividades físicas na medida das suas limitações.

O incentivo da prática de atividade física por pessoas com deficiência também deve vir da família, que precisa oferecer o suporte necessário para que as pessoas com deficiência consigam incluir os exercícios na sua rotina.  

A Essence Cuidados busca contribuir com a conquista de maior independência das pessoas com deficiência ou idosos. Nossos serviços permitem que essas pessoas consigam levar uma vida mais autônoma.

Conheça nossos serviços de transporte especializado e solicite um orçamento. Proporcione mais liberdade e qualidade de vida para quem precisa.

Tags:
  • Atividade física
  • atividade física para pessoas com deficiência
  • Pessoas com Deficiência
  • Qualidade de vida
  • Vida da Pessoa Com Deficiência
  • Vida Saudável

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar