10 aplicativos para pessoas com deficiência testarem agora!

26.09.2018
Aplicativos para pessoas com deficiência

A tecnologia tem facilitado diversas tarefas do dia a dia: transporte, compras, alimentação e serviços bancários são só algumas das áreas contempladas pelo avanço tecnológico, e os aplicativos para smartphones são um dos maiores responsáveis por essa melhoria na vida das pessoas.

Mas, enquanto que para grande parte da população os aplicativos são apenas uma maneira mais fácil ou rápida de resolver questões levianas, para as pessoas com deficiência eles representam uma ótima forma de inclusão.

É que, através de aplicativos, as pessoas com deficiência podem descobrir se o local que planejam frequentar é acessível, podem traduzir a língua brasileira para língua de gestos ou solicitar transporte adaptado, por exemplo – atitudes e atividades razoavelmente simples, mas que são um passo a mais para uma sociedade inclusiva.

Então que tal conferir e testar o quanto antes 10 desses aplicativos para pessoas com deficiência?

Lista de aplicativos desenvolvidos para pessoas com deficiência

Guiaderodas

Mais de 800 cidades por 32 países já foram avaliadas no Guiaderodas, aplicativo para pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade, como cadeirantes e idosos.

Ele funciona de forma colaborativa, com participação de toda a sociedade: os próprios usuários do aplicativo informam se o local é acessível, parcialmente acessível, não acessível ou se ainda não foi avaliado. A avaliação de acessibilidade do lugar, seja um bar, restaurante, prédio público ou outro, pode ser feita por qualquer pessoas em até 30 segundos.

Dessa forma, o aplicativo previne o constrangimento de a pessoa com deficiência se deslocar até o estabelecimento e se frustrar. O Guiaderodas pode ser baixado em smartphones com sistema Android ou iOS.

TelepatiX

Esse aplicativo funciona como um alfabeto, possibilitando que pessoas que não conseguem falar ou que apresentem limitações de movimentos se comuniquem com mais facilidade. É possível até mesmo escrever no aplicativo apenas com o piscar dos olhos! O TelepatiX tem versões gratuita e paga e está disponível para smartphones com sistema operacional Android.

Seeing AI

O AI do nome vem de Inteligência Artificial, que é a mágica – ou melhor, a tecnologia – por trás deste aplicativo. Voltado para pessoas com deficiência visual, o Seeing AI é capaz de identificar moedas e cédulas, ler textos, reconhecer amigos, distinguir cores, emitir sons diante de certas situações, entre diversas outras funcionalidades. Ou seja, um salva-vidas. Ele pode ser baixado por usuários de iOS na App Store.

eSSENTIAL Accessibility

Utilizar o computador pode ser um desafio para algumas pessoas com deficiência. Seja por dificuldade para mexer no mouse, ler a tela ou digitar no teclado. É aí que entra o eSSENTIAL Accessibility, uma ferramenta assistiva para essas pessoas.

Com este aplicativo para pessoas com deficiência, o usuário pode utilizar os movimentos do rosto ou comandos de voz para controlar o cursor do mouse, entre outras facilidades. O eSSENTIAL Accessibility está disponível para desktop e para versão mobile, em smartphones Android.

Wheelmap

Não sabe se determinado local é acessível para cadeirantes? O Wheelmap pode ajudar. Disponível em mais de 20 idiomas, ele é um mapa de acessibilidade de locais públicos em diversos cantos do mundo. Os próprios usuários contribuem inserindo novas informações ou atualizando as anteriores. É possível, inclusive, descrever quais os problemas de acessibilidade apresentados pelo lugar em questão. Tem versões para desktop, Android e iOS.

Hand Talk

Eleito melhor aplicativo do mundo na categoria Inclusão Social em concurso promovido pela ONU em 2013, o Hand Talk garante a acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva. Hugo, o intérprete virtual do Hand Talk, traduz texto e áudio para Libras – a língua brasileira de sinais – simultaneamente. O download está disponível para sistemas iOS e Android. Também tem versão desktop para empresas.

Be My Eyes

Através do suporte de voluntários, o Be My Eyes auxilia pessoas cegas ou de baixa visão. Neste aplicativo para pessoas com deficiência visual, o usuário pode requerer assistência e um dos voluntários será convocado para ajudar através de uma chamada de vídeo ao vivo. Tem versões para iOS e Android.

ProDeaf

O ProDeaf garante a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes através da tradução de textos e de voz na língua portuguesa para língua de sinais. É um importante aplicativo para pessoas com deficiência auditiva e pode ser baixado para Android, iOS, Windows Phone 8 e desktop.

VoiceOver

Desenvolvido pela Apple, o VoiceOver contempla pessoas com deficiência visual. São várias funcionalidades. Ele é capaz de ler o conteúdo da tela em voz alta, atender comandos de gestos, oferecer suporte para teclado em braile, descrever imagens, entre outras. É possível ainda assistir a filmes no iPhone com audiodescrições das cenas e ouvir as legendas ocultas e faixas de legenda através do VoiceOver. Apenas para iOS.

Aramumo

O Aramumo é um jogo desenvolvido por estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) a fim de estimular a aprendizagem em crianças e jovens com dislexia.

O aplicativo também pode ser usado por pessoas com dificuldade de aprendizado ou com deficiência intelectual. No jogo, o usuário precisa resolver palavras-cruzadas com o uso de sílabas. Disponível para sistema Android.

O desenvolvimento de tecnologias assistivas, como a dos aplicativos desta lista, é importante para a garantia de uma população que inclua cada vez mais pessoas com deficiência no meio social. Além disso, a tecnologia faz com que essas pessoas tenham a chance de ganhar autonomia ao realizar pequenas tarefas.

Junto à inclusão, outros benefícios promovidos por aplicativos para pessoas com deficiência são o bem-estar e a qualidade de vida. Há, claro, diversas outras formas de também promover esses fatores. No cenário ideal, a sociedade já estaria devidamente conscientizada a respeito da inclusão. Enquanto isso não acontece, os aplicativos para pessoas com deficiência atuam facilitando a vida dessa parcela da população, junto a outros serviços disponíveis no mercado que promovem a inclusão e, não menos importante, garantem a mobilidade.

A Essence Cuidados, por exemplo, atua atendendo pessoas que têm mobilidade reduzida oferecendo o serviço de transporte adaptado com toda a segurança necessária para o público de Recife e região. Como diferencial, também disponibilizamos um aplicativo para quem quiser acompanhar em tempo real o atendimento realizado com a pessoa com deficiência.

Então que tal garantir mais inclusão e mobilidade no seu dia a dia com os serviços da Essence Cuidados? Realize agora o seu orçamento e dê mais um passo para uma vida com autonomia!

Tags:

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar