Atividades para deficientes físicos: 5 sugestões da Essence

11.07.2018
Atividades para deficientes físicos

O lazer é fundamental para uma vida com mais qualidade e bem-estar. Atualmente, isso está cada vez mais claro, com a busca natural da população pela prática de exercícios físicos.

Mas esse estilo de vida ativo não deve ser restrito e exclusivo de pessoas sem limitações motoras ou com outros tipos de deficiências. Pelo contrário: a prática de atividades é importante para deficientes físicos manterem o bem-estar físico e mental.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), obtidos no Censo de 2010, 14,5% da população brasileira tem alguma deficiência. Desses, 7%, ou pouco mais de 13 milhões de brasileiros, têm algum comprometimento motor.

E além de trazerem melhorias na capacidade funcional e, por consequência, na qualidade de vida da pessoa, os esportes melhoram o bem-estar emocional e afastam fatores negativos, como autoestima baixa e sensação de exclusão. Não à toa, a prática de atividades, especialmente as físicas, é muito recomendada por especialistas para deficientes físicos.

No Brasil, isso começou principalmente a partir de 1958, com o objetivo de prevenção de doenças e aumento da capacidade funcional. Entretanto, há registros da prática de esportes e atividades adaptadas para deficientes físicos desde a Grécia Antiga!

Cinco ideias de atividades físicas adaptadas para deficientes físicos

Fazer algum esporte nunca é uma tarefa fácil. Que atire a primeira pedra quem nunca prometeu que iria começar a fazer academia na segunda-feira e quando a segunda-feira chegou, deixou para a seguinte – e assim por diante.

Para pessoas com alguma deficiência ou limitação física, então, o desafio pode ser ainda maior. Mas, na verdade, a prática de atividades para deficientes físicos é tão importante quanto para qualquer outra pessoa: ela mantém a força do corpo, dá energia, melhora o estresse e ajuda no tratamento de depressão, e o segredo é encontrar o tipo certo de exercício para cada limitação!

1. Natação

Um dos esportes mais completos que existe, pode ser praticada por pessoas com diversas limitações, como paraplégicos, deficientes visuais e de paralisia cerebral. Com acompanhamento de um instrutor, é possível definir movimentos que se adaptem às necessidades do corpo.

2. Musculação

A atividade é especialmente recomendada para quem tem alguma deficiência relacionada aos membros. Isso porque ela pode sobrecarregar alguns grupos musculares em detrimento de outros, tornando necessária uma rotina de trabalho de resistência e força para evitar dores musculares.

3. Yoga/Pilates

Esses dois exercícios populares têm treinamentos adaptados a portadores de necessidades especiais. Eles unem exercícios de força e resistência a alongamentos, o que ajuda no equilíbrio e no condicionamento para as tarefas diárias.

Para quem tem alguma deficiência auditiva ou visual, o yoga e pilates também são recomendados, pois ajudam a pessoa a conhecer melhor o próprio corpo e a ter uma noção melhor de espaço e equilíbrio.

4. Ciclismo

Há bicicletas adaptadas para todos os tipos de limitações, desde para quem tem problemas com os membros superiores ou inferiores até para deficientes auditivos ou visuais — bicicletas para mais de uma pessoa, por exemplo, permitem que alguém guie o passeio enquanto o outro ajuda a pedalar.

5. Esportes coletivos

Atualmente, a grande maioria dos esportes coletivos possuem versões adaptadas para os diferentes tipos de deficiências físicas. Ora, existem até Paralimpíadas com eles! Futebol, basquete, futebol americano, rugby… Basta pensar em um para encontrá-lo. Eles são interessantes para a autoestima, pois estimulam a interação social e o sentimento de superação.

Bônus: onde fazer

E uma dica extra: para descobrir onde fazer atividades físicas adaptadas para deficientes físicos na sua região, você pode acessar o site www.gympass.com. Lá, você encontra as academias mais próximas de você, selecionando a atividade que preferir e verificando quais locais possuem acessibilidade para deficientes físicos.

Além do esporte: atividades para deficientes físicos exercitarem o corpo e a mente

Mas e quem não gosta muito da ideia de esportes? Embora nunca seja demais ressaltar que eles são importantes para uma qualidade de vida maior, é possível se manter ativo sem necessariamente praticar esse tipo de atividade.

Passeios na praia, idas ao cinema e até mesmo passeios por pontos turísticos podem, também, trazer certos estímulos para o corpo e a mente.

Para aqueles interessados em buscar atividades como essas no Recife e região, a Essence separou algumas dicas de atividades para deficientes físicos que, além de divertidas, são acessíveis. Confira a seguir:

1. Ida ao Cinema da Fundação

O Cinema da Fundação é um dos espaços favoritos para quem ama a arte cinematográfica.

Ele existe há quase duas décadas e é considerado um dos mais bem equipados de todo o Estado de Pernambuco: dispõe de duas salas (a do Museu, em Casa Forte, e a do Derby), conta com 166 poltronas no Museu e 160 no Derby e oferece conforto e acessibilidade a todos, oferecendo assentos especiais para obesos, para pessoas com mobilidade reduzida e espaços para cadeirantes.

2. Passeio na praia de Boa Viagem

A praia urbana mais famosa do Recife (e uma das mais conhecidas do Brasil inteiro) tem uma ótima estrutura de acessibilidade para deficientes físicos ou pessoas com mobilidade reduzida.

Bastante movimentada, tem águas mornas e esverdeadas, com coqueiros e areia branca. No calçadão, quiosques vendem bebidas e petiscos. É uma excelente opção de lazer ao ar livre!

3. Ida ao Museu Cais do Sertão

Pertinho do Marco Zero do Recife, no centro histórico, o museu presta homenagem à cultura, à história e ao povo sertanejo brasileiro.

Ele faz parte do projeto Porto Novo Recife, que está transformando os antigos armazéns em um grande polo de turismo, com serviços, entretenimento e lazer. Portanto, é possível usá-lo como destino final ou ponto de partida para outras atividades próximas, pois a região foi modernizada e adaptada para receber deficientes físicos.


Para facilitar ainda mais a realização dessas atividades, a Essence Cuidados oferece opções de veículos adaptados para deficientes físicos e outras pessoas com mobilidade reduzida, como os idosos! Conheça nosso serviço pelo vídeo abaixo e clique aqui para solicitar seu orçamento. Estamos esperando por você.

Tags:
Categoria(s):

Deixe um comentário

2 comentários em “Atividades para deficientes físicos: 5 sugestões da Essence”

  1. Boa tarde meu nome é Fábio tenho tetraplegia medular incompleta gostaria de estar participando sou da zona leste só que não tenho locomoção teria alguma possibilidade de estar fazendo algum desses itens a cima

    1. Olá, Fábio! Tudo bem? Ficamos felizes em ver o seu interesse! da uma olhada no link que postamos na matéria, nele tens algumas indicações de locais onde existem atividades! depois nos fala o que achou, ok?

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar