As melhores atividades para terceira idade em Recife

24.05.2018
atividades para terceira idade em Recife

Erra quem pensa que idosos preferem ficar reclusos em casa.

Após a aposentadoria, a maioria deles inclusive aproveita para experimentar novos hobbies e atividades voltadas para a terceira idade, desde que se sintam motivados, saudáveis e incluídos em suas famílias e na sociedade como um todo.

E erra também quem acredita que isso se resume a jogos de tabuleiro, baralho, palavras cruzadas ou costura!

Com o envelhecimento da população, cada vez surgem mais opções adaptadas para a terceira idade, desde viagens até exercícios físicos específicos.

E, apesar de apresentar diversos problemas de mobilidade urbana, Recife consegue unir sua beleza natural à história, apresentando muitas opções atrativas de atividades para a terceira idade.

Vamos conhecê-las?

Atividade física na terceira idade – e onde encontrar em Recife (PE)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a promoção da saúde do idoso foi conceituada como “ações que se manifestam por alterações no estilo de vida e que resultam em uma redução do risco de adoecer e de morrer”.

Nesse sentido, os esportes vêm assumindo um papel fundamental.

Além de estimular o equilíbrio corporal, prevenindo quedas, sua prática ajuda a liberar substâncias que combatem problemas como diabetes, pressão alta, obesidade e colesterol. Para completar, ela a autoestima, já que o idoso se sente mais seguro e independente.

A lista de benefícios relacionados à prática de atividade física, especialmente na terceira idade, é longa. Logo abaixo, você confere alguns exemplos.

E o mais importante: todas atividades para a terceira idade citadas abaixo podem ser facilmente encontradas e praticadas em Recife. O Sesc da cidade, por exemplo, possui diversos cursos de esportes e atividades físicas com inscrições abertas, que vale a pena conferir.

Musculação

Ajuda a controlar o peso e, principalmente, a fortalecer os ossos.

Um estudo da Universidade Tufts, publicado no Journal of the American Medical Association, em 1994, mostrou que a musculação para idosos aumenta a densidade óssea e reduz o risco de fraturas, principalmente em mulheres que têm entre 50 a 70 anos.

Pilates

Outra atividade que ajuda a fortalecer os músculos, além de melhorar a flexibilidade e trabalhar o corpo como um todo. Também melhora o equilíbrio e a postura, que tende a ficar comprometida com o passar dos anos.

Grupo de caminhadas

Há estudos que mostram que 30 minutos diários de caminhada, mesmo uma intensidade moderada, podem reduzir o risco de doenças do coração, diabetes e até mesmo câncer.

A caminhada melhora o condicionamento físico e aumenta a produção da serotonina, que traz uma sensação de bem estar. Grupos de caminhadas são uma atividade para terceira idade particularmente interessante, pois estimulam a troca e o convívio com outras pessoas em contextos de vida parecidos.

Atividades para terceira idade em Recife: dicas de entretenimento

E por que não mesclar a prática de esportes ao entretenimento ao buscar atividades para a terceira idade em Recife?

Justamente por unir beleza natural e história, a cidade é um prato cheio para quem deseja se exercitar e se divertir ao mesmo tempo. Quer ver?

Essas dicas foram extraídas do nosso Guia Gratuito “Melhores Programas para Idosos em Recife”. Para acessá-lo na integra, basta clicar aqui!

Visitas ao centro histórico

Uma boa opção de roteiro de caminhada é o centro histórico de Recife.

Comece pelo Shopping Paço Alfândega, que preserva a antiga construção do Convento de São Filipe Néri transformado em Alfândega. Depois, siga pela rua do Cais da Alfândega, onde você poderá encontrar esculturas do Circuito dos Poetas às margens do Rio Capibaribe. E, para finalizar, nossa dica é visitar a Praça do Marco Zero – um dos principais cartões-postais da cidade.

Passeio pela praia de Boa Viagem

Que tal fazer uma sessão de alongamentos ou uma caminhada pela orla da praia de Boa Viagem?

A maior praia urbana de Recife é bastante propícia para a terceira idade, pois oferece uma boa infraestrutura e acessibilidade. No calçadão, há quiosques para comer petiscos ou tomar água.

Peças no Teatro de Santa Isabel

Após tanta atividade física, nada como um bom descanso.

Para isso, que tal ver uma peça no Teatro de Santa Isabel? O mais antigo teatro de Recife, que também é um dos mais notáveis do Brasil, oferece diversas opções — inclusive de graça! — de teatro e concertos. É só escolher a que mais lhe atrai e se divertir!

Gostou das nossas dicas? Então você vai gostar ainda mais de saber que preparamos um Guia completo com os Melhores Programas para Idosos em Recife, com essas e outras opções, que você pode acessar gratuitamente clicando aqui!

Tags:
Categoria(s):

Deixe um comentário

2 comentários em “As melhores atividades para terceira idade em Recife”

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar