Bem Estar explica porque a vitamina D é essencial para a saúde dos ossos

23.09.2016

Exposição ao sol por apenas 10 minutos por dia é suficiente. A falta da vitamina prejudica os ossos nos extremos da vida.

FONTE: BEM – ESTAR

A partir de agora, com a chegada da primavera, os dias estarão cada vez maiores, ou seja, mais oportunidades para fabricar a própria vitamina D.
A Dra. Ana Escobar, pediatra e consultora do Bem Estar, e o clínico geral do hospital das Clínicas Dr. Arnaldo Lichtenstein estão no programa desta quinta-feira para falar sobre como o organismo absorve essa vitamina e o que acontece se temos carência dela.
Temos uma usina própria de vitamina D: a pele é a maior fonte da vitamina, que na verdade é um hormônio cuja fabricação é ativada pelos raios UVB. A vitamina D abre “portinhas” do intestino para o cálcio ser absorvido e entrar na corrente sanguínea, permitindo a produção de osso.
Apenas 10 minutos por dia no sol na hora do almoço, sem protetor e sem ser através de vidro são suficientes. Pode expor só uma pequena parte do corpo. Crianças pequenas devem respeitar os horários de menos insolação, até as 10h e após as 16h.
A falta de vitamina D prejudica os ossos nos extremos da vida: para as crianças, é causa comprovada de raquitismo, que é um quadro em que os ossos ficam fininhos e consequentemente quebram. Já nos idosos, a carência contribui para a osteoporose, doença que faz o osso esfarelar e muitas vezes causa quedas por fraturas.

Tags:
  • Alimentação saudável
  • Dicas de alimentação
  • Vida Saudável

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar