Quais são os brinquedos ideais para crianças com deficiência?

17.07.2019

Não é novidade para ninguém que os jogos e brincadeiras melhoram e estimulam o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Por isso essa deve ser uma atividade universal para todas as crianças, independente da sua capacidade física, cognitiva ou social. 

Para os adultos pode parecer bobeira, mas as atividades lúdicas são essenciais, pois auxiliam no desenvolvimento da criança em vários aspectos. E quando falamos de crianças com deficiência, a brincadeira assume um papel ainda mais importante.

Contudo, obviamente, dependendo da capacidade de cada criança, que sofre influência de vários fatores, alguns brinquedos podem ser mais ou menos indicados. Principalmente quando a criança possui algum tipo de deficiência é importante encontrar os brinquedos e atividades certas para desenvolvê-la adequadamente.

Os brinquedos devem atender os interesses da criança e reforçar a ideia de ela assumir alguns desafios, com segurança. A criança precisa de desafios para sentir-se estimulada.

Os pais devem respeitar o ritmo da criança, incentivar o uso e o estímulo proporcionado. O que vale é que a criança se sinta valorizada pela sua conquista, que pode ser montar um bloco ou apertar um botão. Na medida em que a criança cresce, deve ser exposta às novas experiências e brincadeiras naturais da idade.

A família tem papel determinante nesse processo, pois, principalmente para crianças menores ou com deficiências mais limitadoras, é ela quem faz a ponte mediadora entre o brinquedo e a criança.

Os pais podem adaptar brinquedos para que a crianças aproveite melhor a experiência. O importante é que a escolha não se baseie na limitação da criança e sim nos seus interesses.

Como escolher os brinquedos?

Textura, sons, cores e luzes favorecem a percepção do objeto. A música, o canto e as representações de histórias são indicados para qualquer criança. Vale abusar de máscaras, fantasias, bonecos e super-heróis no caso de distúrbios de comportamento.

A escolha deve ser feita com base no desenvolvimento da criança e não apenas na sua faixa etária.

Mas mesmo assim é possível seguir algumas orientações que facilitam a melhor escolha.

Brinquedos ideais para crianças com deficiência motora

O ideal é oferecer brinquedos que não exijam a movimentação da criança. Estruturas grandes que permitam a movimentação no tempo da criança são as melhores. É preciso considerar o acesso aos recursos do brinquedo como teclas ou funções para garantir que a criança conseguirá utilizar o brinquedo de maneira integral.

Brinquedos ideais para crianças com deficiência auditiva

Crianças com deficiência auditiva costumam se interessar pelos mesmos brinquedos de qualquer outra criança como bonecas, jogos de mesa, patins, patinetes, bicicletas.  

Podem ser escolhidos itens com efeitos sonoros acompanhados de luzes, vibrações e movimentos que tornam o brinquedo mais interessante.

O ideal é que os recursos sonoros possam ter seu volume controlado ou que possam ser adaptados a fones de ouvidos para que a criança utilize o da melhor maneira para ela.

Brinquedos ideais para crianças com deficiência visual

Assim como nos outros casos, a limitação não deve ser o ponto de partida. Crianças com deficiência visual terão mais interesse por brinquedos que tenham efeitos sonoros marcantes. Outra atração costuma ser a textura, que deve facilitar o tato e ser agradável. Brinquedos de cores vivas e contrastantes, sem peças muito pequenas são ideais. Os jogos podem ser muito interessantes também, porém devem ser facilitados ou adaptados para que a criança consiga se divertir.

Brinquedos ideais para crianças com deficiência intelectual

Existem inúmeras opções de brinquedos, devendo ser observado apenas o nível adequado de interatividade e controle da criança. Os brinquedos de uso escolar são ótimas alternativas já que foram pensados para facilitar a aprendizagem.

Afinal, o que é mais importante na hora de escolher o brinquedo?

O mais importante na hora de escolher o brinquedo ideal para crianças com deficiência é que ele favoreça o desenvolvimento e a diversão da criança. Também podem ser escolhidos brinquedos que auxiliem na inclusão e a socialização da criança através da brincadeira com outras crianças.

As grandes empresas fabricantes de brinquedos já possuem como premissa a ideia de “brinquedos para todos”. Isso significa que a idealização de um brinquedo busca a igualdade e possibilidade de qualquer criança querer e poder brincar com ele.

É difícil criar brinquedos para cada necessidade de uma criança, mas a ideia de “brinquedos para todos” contribui para que toda criança possa aproveitar os benefícios de cada item, independente da sua condição.

A Essence Cuidados se orgulha de contribuir para a inclusão das pessoas com deficiência ou necessidade de cuidados especiais. Através dos serviços de transporte especializado auxiliamos na melhoria da qualidade de vida de quem tem dificuldades de locomoção. Podemos assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da família.

Conheça nossos serviços e solicite um orçamento.

Tags:
  • Acessibilidade
  • Brinquedos adaptados
  • brinquedos educativos
  • Brinquedos lúdicos
  • brinquedos para criança com deficiência
  • Criança
  • Criança com Deficiência
  • Deficiência auditiva
  • Deficiência física
  • deficiência visual
  • inclusão da pessoa com deficiência

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar