Colher para pessoas com Parkinson será produzida no Brasil e terá preço popular

26.07.2017

Projeto desenvolvido em parceria de pesquisadores da USP e UFMT está em sua fase final e produto deverá ser lançado ainda no final deste ano

Um protótipo de colher adaptada para simplificar a vida de pessoas com Parkinson está sendo desenvolvido aqui no Brasil.

O utensílio surge de parceria entre a Escola de Engenharia de São Carlos  e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

A colher , que aguarda uma avaliação das duas instituições para finalizar a fase de testes, está prevista para 2017. O valor deverá ser  acessível aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pessoas que foram diagnosticadas com Parkinson,  apresentam dificuldade para manejar alguns objetos, um talher ou escova de dente, por exemplo. Com o utensílio, é possível dar mais independência para o indivíduo.

“O dispositivo projetado possui, no cabo para acomodação da mão, quatro compartimentos nos quais é possível inserir água para alterar o peso, melhorar a estabilidade da preensão [capacidade de agarrar] e, assim, dar mais autonomia ao usuário durante o processo de alimentação”, contou a professora do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM) da EESC, Zilda de Castro Silveira.

Ao realizar uma pesquisa de conclusão de curso em 2014, a terapeuta ocupacional da UFMT Beatriz Pachelli percebeu a necessidade de se produzir um talher adaptável no Brasil, já que o produto existe no exterior, mas seu custo é muito alto, e não contempla usuários do SUS, por exemplo.

A orientadora de Beatriz, Alessandra Souza iniciou então uma parceria com Zilda para que o protótipo fosse criado.
Foi então que Artur Santos, orientando de Zilda, dedicou seu mestrado para encontrar soluções  para baixar o custo do utensílio.

Ao chegar a um resultado satisfatório, a colher já foi patenteada e aguarda para a fase de testes preliminares.
Até o momento, o produto pode ser encontrado por aproximadamente R$ 1.000 em sites estrangeiros ou nacionais.

Fonte: Saúde – iG @ http://saude.ig.com.br/2017-06-06/colher-para-parkinson.html

Tags:
  • Avanços da medicina
  • dificuldades motoras
  • investimento em pesquisa
  • parkinson
Categoria(s):

Deixe um comentário

1 comentário em “Colher para pessoas com Parkinson será produzida no Brasil e terá preço popular”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar