Como envelhecer de forma saudável e manter sua liberdade na terceira idade

28.05.2019

Chegar a terceira idade é um processo natural pelo qual todas as pessoas passam. E com o passar dos anos, inevitavelmente, o corpo apresenta mudanças notórias, tanto no físico como na mente.

Aqui no Brasil é comum enxergar essa fase como algo negativo, porém, ao contrário, a terceira idade possui diversos aspectos positivos relacionados à experiência adquirida ao longo dos anos.

Além disso, para muitas pessoas, a terceira idade se mostra uma fase da vida em que a pessoa pode alcançar um maior nível de liberdade.

Obviamente, alguns tipos de doenças podem prejudicar a total autonomia, mas muitas vezes apenas a atitude divide os dois grupos. A escolha entre viver a “terceira idade” ou a “melhor idade” é feita todos os dias, sendo renovada sempre.

O envelhecer saudável

Com o passar dos anos o corpo passa por mudanças naturais que limitam o funcionamento do organismo. Mesmo sem qualquer doença, isso acontece.

Mas é possível evitar ou retardar a incidência de muitas doenças comuns na terceira idade mantendo um estilo de vida saudável, com qualidade de vida, além de ter cuidados com a saúde desde cedo. A genética também tem papel fundamental na saúde e precisa ser considerada.

É importante conquistar qualidade de vida desde a fase adulta para que o envelhecimento seja benéfico e saudável.

Como escolher pela melhor idade

O principal é receber com entusiasmo essa nova fase. Pensar em como ela será aproveitada, de maneira mais intensa ou serena. E com essa decisão se preparar para vivê-la da melhor forma.

Qualidade de vida na terceira idade é apresentar a máxima preservação das qualidades físicas e psicológicas. É garantir que tudo possa ser aproveitado com as melhores condições de saúde.

Para isso é fundamental observar diversos aspectos como o bem-estar físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente de trabalho ou familiar, lazer, entre outros.

Qualidade de vida é estar satisfeito com a vida e apresentar expectativas positivas para o futuro.

Como preservar a qualidade de vida na terceira idade

Diversas atividades podem ser realizadas para contribuir com o bem-estar. Atividades físicas, exercícios para o cérebro, viagens, passeios em família ou com amigos. A criatividade não tem limite, devendo apenas respeitar as limitações de cada fase.

Pessoas que buscam ativamente melhorar a sua qualidade conseguem manter por mais tempo a capacidade física e mental. Além disso, do ponto de vista físico, reduzem as possibilidades de sofrer com doenças e condições incapacitantes. E do ponto de vista intelectual, também são reduzidos os riscos de doenças como depressão ou que causa a falta de memória.

Por causa das condições de trabalho atuais, é frequente o número de idosos que precisam ficar sozinhos durante o dia, período em que seus familiares estão trabalhando.

Todavia, dependendo do caso, é importante contar com cuidadores ou por alguma pessoa próxima que possa ajudá-lo. Outros cuidados também precisam ser tomados com a adaptação da casa para evitar quedas ou maiores dificuldades.

Outro cuidado que proporciona maior autonomia e liberdade ao idoso é a contratação de um serviço de transporte especializado. Empresas como a Essence Cuidados oferecem esse tipo de serviço com a contratação por hora, que podem ser utilizadas para qualquer finalidade como em consultas médicas, exames, passeios e outras necessidades.

Os motoristas são treinados para prestar o atendimento com qualidade e atender qualquer necessidade do paciente. Além disso, os veículos são adaptados e podem ser utilizados, inclusive, por deficientes físicos.

Dessa forma o idoso pode gerenciar melhor seus compromissos sem depender dos familiares ou amigos.

O que fazer para manter a qualidade de vida na terceira idade?

Especialistas indicam alguns fatores que são importantes para o envelhecimento com qualidade. Quanto antes essas práticas forem iniciadas, melhor, contudo, mesmo quem já está na terceira idade pode se beneficiar com a mudança de rotina.

Cuide da saúde:

Não fuja do médico. Marque consultas de rotina a cada seis meses, pelo menos. É importante identificar precocemente possíveis doenças e prevenir problemas.

Tenha uma alimentação saudável:

Dietas ricas em fibras e pobres em gorduras são importantes para qualquer idade. Consumir frutas, legumes e verduras, reduzir o consumo de sal evita o ganho de peso e mantem a saúde cardiovascular. Não se esqueça de consumir bastante água também.

Pratique exercícios físicos:

A atividade física regular orientada fortalece o corpo e reduz a incidência de diversas doenças. Um idoso ativo consegue manter a sua independência e preserva sua capacidade cognitiva por mais tempo.

Exercite a mente:

Mantenha atividades mentais como jogos, palavras-cruzadas, leitura e o aprendizado constante.

Divirta-se:

Aproveite as atividades de lazer que mais interessem e conviva com outras pessoas, amigos ou familiares.

Agora você já sabe como envelhecer de maneira saudável. Aproveite essas dicas ou então compartilhe esse artigo com quem precisa.

Tags:
  • envelhecer bem
  • Envelhecimento
  • idoso saudável
  • Idosos
  • saúde do idoso
  • saúde na terceira idade
  • terceira idade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar