Conheça a invenção de um brasileiro que pode mudar a vida de pessoas do mundo inteiro

26.07.2017

Conheça o brasileiro Jorge Lopes Rodrigues Junior, professor que inventou uma prótese que pode ter um alcance mundial em pouco tempo

Jorge Lopes Rodrigues Junior, esse é o nome do professor brasileiro que desenvolveu uma prótese que pode ter um alcance mundial em pouco tempo.
Para se ter uma ideia, uma prótese normal pode custar até R$10.000,00, enquanto a de Jorge custa R$ 200,00.
Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Universidade da Amazônia (UNAMA), Jorge trabalhou nesse projeto por 10 anos e com quase 30 protótipos testados ele conseguiu criar o modelo de prótese apelidado de Mark 28, em homenagem as armaduras do Homem de Ferro.

Para entender melhor a história de Jorge e o seu projeto, CONEWS fez uma entrevista exclusiva com ele, divirta-se.

De onde veio a inspiração para desenvolver esse projeto?

A inspiração surgiu a partir da necessidade real de auxiliar o processo de reabilitação de um paciente que sofreu amputação parcial de mão após um acidente de trabalho perdendo a função do membro dominante.

Foram 10 anos desenvolvendo, o que levou o senhor a não abandonar o projeto?

Paciência, perseverança e principalmente a sensação de que este projeto poderia auxiliar muitas pessoas se caso eu fosse bem sucedido no final, por isso não desisti.

Por que essa prótese é tão barata?

Porque posso construir a partir do mais variado leque possível de materiais e utilizando distintos processos de confecção.

Além do preço, tem mais alguma coisa que a diferencia das outras?

Sim, questões de design, funcionalidade, durabilidade e leveza.

Foto: Portal da Amazônia

O senhor acredita que esse invento pode alcançar pessoas do Brasil inteiro e até do mundo?

Sim, esta possibilidade pode tornar-se real, pois tudo é possível, já que o mais difícil já foi realizado, ou seja, a invenção da prótese, só preciso de investimento para que esta possibilidade seja efetivada na prática e quem sabe eu possa ajudar pessoas pelo Brasil e pelo mundo inteiro se Deus quiser.
Existem muitas pesquisas sobre próteses muito mais efetivas e funcionais que a minha, porém com um custo muito elevado, o que reduz o acesso destes equipamentos a um pequeno número de privilegiados que podem custear estas próteses, e o meu projeto pretende facilitar o acesso através da redução de custos.

Esse é o projeto da sua vida ou já tem alguma outra coisa em mente?

Acho que não, pois a cada dia um novo desafio surge levando ao desenvolvimento de novas pesquisas, por exemplo, em 2005 recebi uma premiação nacional sendo um dos finalistas da fundação banco do Brasil de Tecnologia social, UNESCO e Petrobrás pelo projeto de confecção de órteses e Adaptações em PVC tubular e materiais de baixo custo.
A partir do uso de canos de água e esgoto desenvolvendo equipamentos de tecnologia assistiva para pacientes com disfunções neurológicas e traumato ortopédicas.
Eu poderia ter limitado minha pesquisa e ficado por aqui, mas não, continuei pesquisando e continuarei até quando Deus quiser.

Por: Francisco José
Fonte: https://www.conews.com.br/2016/05/16/conheca-a-invencao-de-um-brasileiro-que-pode-mudar-a-vida-de-pessoas-do-mundo-inteiro/

Tags:
  • Acessibilidade
  • invenção
  • investimento em pesquisa
  • Mobilidade
  • pessoa com deficiência
  • prótese
  • Qualidade de vida
  • Tecnologia para inclusão

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar