Conheça os diferenciais da cadeira de rodas para esporte

13.09.2019

E esporte é uma atividade essencial para a saúde de qualquer pessoa. Mas quando falamos de pessoas com deficiência essa prática é ainda mais importante já que contribui para diversos aspectos. Contudo é preciso escolher bem a cadeira de rodas para esporte para que ela contribua e potencialize a prática, proporcionando os benefícios.

O mercado já oferece diversos tipos de cadeira de rodas para esportes diversos. Cada modelo conta com especificações voltadas para a necessidade das modalidades esportivas. O ideal é buscar as opções adequadas para aproveitar as adaptações importantes que melhoram a experiência. 

A cadeira de rodas para esportes deve ser resistente e deve permitir movimentações rápidas para melhorar o desempenho do atleta. Mas com tantos modelos é preciso ter atenção aos detalhes para escolher a mais adequada.

Pensando nisso hoje vamos falar sobre as diferenças entre as cadeiras de rodas normais e os modelos para esporte.

Diferenças entre a cadeira de rodas convencional e a cadeira de rodas para esporte

·         Resistência a impactos

Alguns esportes podem provocar impactos bruscos entre os jogadores. E esse contato extremo pode danificar a cadeira de rodas se ela não for produzida considerando isso. Então, se a modalidade esportiva escolhida exigir esse contato físico e for muito intensa, como basquete, rugby, por exemplo, é importante buscar modelos de cadeira de rodas para esportes que sejam bastante resistentes.

·         Rodas diferenciadas

As rodas da cadeira de rodas para esportes são maiores e inclinadas. Esse formato permite a realização de manobras rápidas e precisas quando comparadas a uma cadeira de rodas convencional.

Esse tipo de roda ajuda a pessoa com deficiência na sua movimentação. Elas são mais dinâmicas e facilitam a locomoção do usuário, que consegue se mover sozinho. Uma curiosidade interessante é que o design inclinado foi desenvolvido para evitar que os atletas machucassem as mãos nos contatos com outros atletas durante o jogo.

·         Quinta roda

A cadeira de rodas para esporte conta com uma roda na parte de trás, que garante maior estabilidade e evita que ela vire. Essa quinta roda ajuda a distribuir melhor o peso do jogador, aumentando a segurança nas manobras.

A segurança é um ponto de destaque da cadeira de rodas para esporte já que, mesmo que o esporte seja praticado de forma amadora, a cadeira de rodas convencional traz maior risco de acidentes.

·         Leveza

Nos esportes a agilidade é essencial e para garantir a velocidade necessária, é importante que a cadeira de rodas para esporte seja bastante leve. O design das rodas ajuda a tornar o deslocamento mais fácil, mas o peso do equipamento também faz diferença.

Hoje as cadeiras de rodas para esportes são feitas de titânio, um metal muito resistente e mais leve do que a maioria. Além disso, elas utilizam liga de carbono. Enquanto uma cadeira de rodas convencional pesa entre 15 e 25 kg e uma cadeira de rodas leve chega a 11 kg, a cadeira de rodas para esporte pesam apenas 8,5 kg.

·         Segurança

As cadeiras de rodas convencionais são seguras para andar em locais planos. Porém, nas praticas esportivas pode haver contato intenso, gerando desequilíbrios e provocando quedas e outros acidentes com cadeiras convencionais.

A segurança é levada a sério nas cadeiras de rodas para esportes. Em grandes competições como as paraolimpíadas, as cadeiras de rodas são feitas sob medida. Isso garante a boa sustentação, a capacidade de manobra, o conforto e a melhor estabilidade.

Quando comprar uma cadeira de rodas para esporte?

Essa é uma dúvida comum. A hora certa depende da sua decisão de levar esse esporte mais a sério e praticá-lo continuamente. Cada cadeira de rodas deve ser adaptada para a sua necessidade. O ideal é testar alguns modelos para identificar aquele mais confortável.

O professor ou técnico e até mesmo colegas podem ajudar a identificar o melhor modelo e o que realmente faz diferença para a prática do esporte escolhido.

A compra de uma cadeira de rodas para esporte não é um investimento barato, então pode ser interessante alugar uma nos primeiros meses para se acostumar e identificar as suas necessidades. Alguns locais de prática esportiva oferecem cadeiras de rodas esportivas para que os jogadores utilizem durante as aulas e partidas.

Agora você já sabe quais são os diferencias das cadeiras de rodas para esportes em comparação com as cadeiras de rodas convencionais. Aproveite essas dicas e invista na sua saúde e qualidade de vida através da prática de esportes, utilizando os equipamentos adequados.

A Essence Cuidados oferece serviços de transporte especializado para idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Conheça nossos serviços e solicite um orçamento.  

Tags:
  • Acessibilidade
  • Cadeira de Rodas
  • cadeira esportiva
  • Dicas de acessibilidade
Categoria(s):

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar