Conheça os diferentes tipos de cadeiras de rodas e seus benefícios

13.09.2019

Para as pessoas que possuem a mobilidade comprometida, a escolha correta da cadeira de rodas é essencial. Ela representa um ganho real de qualidade de vida. Mas existem diversos tipos de cadeiras de rodas, o que podem causar confusão.

São diferentes modelos, tipos e configurações de cadeiras de rodas. Cada combinação atende uma necessidade do usuário, propiciando maior benefício possível. O profissional de saúde que acompanha a pessoa com deficiência também pode contribuir com informações importantes para essa escolha.

Justamente por isso hoje vamos falar sobre os principais aspectos a serem observados para ajudar na sua escolha.

Como escolher os melhores tipos de cadeiras de rodas?

A cadeira de rodas não deve ser comprada por impulso. É preciso analisar diversos pontos como fatores técnicos, financeiros, ambientais e o interesse a finalidade do usuário.

Existem modelos próprios para mobilidade em ambientes externos ou que facilitam quando o paciente necessita de cuidador. Outros modelos são mais fáceis de serem transportados em carros, por exemplo.

A variedade de configurações é diferente conforme o modelo e a marca do produto. Os principais pontos que devem ser observados estão relacionados ao biotipo do usuário. É preciso escolher corretamente considerando a largura, altura do encosto, profundidade do assento, etc. Outros itens são alteração de caster, cambagem, o centro de gravidade e tilt no produto.

Itens como o fechamento da cadeira de rodas também influenciam a escolha. Modelos que fecham em “X” são mais fáceis de transportar e armazenar. Porém, cadeiras monobloco são mais rígidas e permitem manobras mais precisas.

Alguns itens relacionados ao conforto também devem ser observados como encosto reclinável e pé articulado. Essas facilidades permitem a mudança de postura ao longo do dia e isso ajuda a circulação sanguínea.

Os tipos de cadeiras de rodas que possuem assento rígido são ideais para quem pretende utilizar almofada especial, inflável ou em gel, já que esse modelo permite que a almofada tenha total eficiência.

O tipo de pneu também faz diferença em longo prazo. Os pneus infláveis são mais confortáveis, mas exigem manutenção semanal, além do risco de furar. Já os pneus maciços não exigem manutenção, mas são mais desconfortáveis em pisos irregulares.

Cadeira de rodas manual ou motorizada?

·         Cadeira de rodas manual

É o tipo de cadeira de rodas mais comum que pode ser impulsionada pelo próprio usuário. Ela também permite que outra pessoa impulsione a cadeira de rodas através de manoplas dispostas no encosto do equipamento.

A cadeira de rodas manual se movimenta com a força humana. A velocidade depende da força aplicada às argolas de propulsão e direcionamento é feito pelas rodas traseiras.

Esse tipo de cadeira de rodas é indicado para quem não tem comprometimento dos membros superiores e consegue boa independência. Também para pessoas que não têm boa coordenação ou capacidade de dirigir um modelo motorizado, necessitando de cuidador.

As cadeiras de rodas manuais se dividem em dois tipos: ativa e padrão.

As cadeiras ativas são compactas, leves e fabricadas de maneira personalizada para oferecer maior adequação possível. Elas podem ser construídas com chassis monobloco dobrável em “L” ou chassis dobráveis em “X”. As cadeiras de rodas manuais ativas são indicadas, portanto, para pessoas sem comprometimento dos membros superiores.

As cadeiras de rodas do tipo padrão são voltadas para usuários com médio comprometimento dos membros superiores ou que necessitam de ajuda de um cuidador. Elas possuem o conjunto assento/encosto/apoio de braços mais abrangentes, o que proporciona maior conforto. Também permitem a instalação de recursos avançados de seating como estabilizadores de tronco e almofadas especiais.

·         Cadeira de rodas motorizada

Ela conta com motor para realizar os movimentos. Portanto é indicada para quem possui maior comprometimento dos membros superiores ou que fazem longos deslocamentos. Idosos também se beneficiam já que a cadeira exige menor esforço físico para locomoção.

Os motores são controlados por um controlador eletrônico alimentado por baterias recarregáveis. Através de um joystick o usuário consegue controlar a velocidade e direção.

As cadeiras de rodas motorizadas com fechamento em “X” são mais compactas e mais leves, facilitando o transporte. Entretanto as do tipo monobloco são mais pesadas e maiores necessitando de veículos adaptados para o transporte.

Ambos os modelos podem ser adaptados com recursos avançados de seating, como estabilizadores de tronco, encostos anatômicos e almofadas especiais.

Agora você já conhece um pouco mais sobre os tipos de cadeiras de rodas e pode fazer uma melhor escolha entre os modelos.

A Essence Cuidados oferece serviços de transporte especializado para idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Conheça nossos serviços e solicite um orçamento.  

 

Tags:
  • Acessibilidade
  • Cadeiras de rodas
  • Dicas de acessibilidade
Categoria(s):

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar