Crossfit adaptado: superando deficiências através da força

30.05.2019

Não é novidade que a atividade física é importante para saúde e bem-estar de qualquer pessoa. Para os deficientes essa prática é ainda mais importante, pois torna mais fáceis atividades rotineiras que exigem força e equilíbrio. E muitas pessoas com deficiência têm encontrado no crossfit adaptado, uma excelente maneira de se exercitar e se divertir ao mesmo tempo.  

O Crossfit surgiu nos Estados Unidos nos anos 90, como uma derivação de vários outros esportes.  A modalidade reúne atividades de atletismo, ginastica olímpica, levantamento de peso e muito mais. O resultado dessa combinação é um condicionamento físico completo, com expressiva redução de gordura corporal.

A atividade não foca somente nos músculos ou em regiões específicas, ao contrário, desenvolvem o equilíbrio corporal por completo.

A modalidade fez tanto sucesso que hoje é usado nos batalhões e exércitos. Estudos já indicaram que as técnicas de crossfit na rotina de treinamento resultaram em significativa melhora na forma e no condicionamento físico dos soldados.

Essa atividade consiste na realização de exercícios funcionais que combinam força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade. Os treinos são intensos e levam o corpo a desafiar seus limites.

Alguns praticantes se assustam inicialmente com os exercícios. Mas com o tempo percebem que são capazes de realizar as atividades e sentem os benefícios da motivação e da superação.

Crossfit adaptado

Todos os exercícios do crossfit podem ser adaptados e ajustados para as dificuldades da pessoa com deficiência. E os mesmos benefícios da modalidade convencional também são sentidos na modalidade adaptada.

Pessoas com deficiência física ou motora podem aproveitar as vantagens do crossfit adaptado, que pode ser moldado de acordo a necessidade de cada um. Tudo pode ser programado, mesmo que algumas pessoas não consigam realizar alguns movimentos.

Emagrecimento, fortalecimento da musculatura, redução de estresse, motivação, autoconfiança, condicionamento físico, superação, são apenas alguns dos benefícios.  E o melhor é que os resultados são sentidos rapidamente.

O esporte tem crescido muito no Brasil e hoje já existem diversos campeonatos, tanto na modalidade convencional com na adaptada.

Quem pratica o crossfit diz que é um estilo de vida. E a busca por uma melhora na capacidade física costuma ser o principal motivo que faz os adeptos procurarem o esporte.

Como funciona o crossfit adaptado?

O crossfit utiliza movimentos intensos que combinam exercícios de diferentes modalidades, tornando a aula bastante desafiadora e nada monótona.

Os treinos são divididos em três partes: o aquecimento, a técnica e WOD (treino do dia, em português).

Na primeira parte é realizada a preparação do corpo para a aula. É fundamental esse momento de aquecimento para evitar o risco de se lesionar. Na segunda etapa o instrutor ensinará movimentos e o aluno deverá aperfeiçoar os exercícios que serão praticados em seguida.

Já na última parte, o treinamento de verdade acontece. Nessa etapa os movimentos aprendidos e aperfeiçoados anteriormente deverão ser realizados da forma mais intensa possível. Os exercícios devem ser realizados com alto número de repetições em um tempo limitado, com pouco (ou nenhum) tempo de descanso.

Os treinos são bastante diferentes todos os dias, o que torna a atividade bastante desafiadora e com alto condicionamento metabólico.

Os instrutores conseguem adaptar os exercícios para cada limitação, mas também para o condicionamento físico atual. Dessa forma, mesmo quem está sedentário pode acompanhar a aula, progredindo à medida que o corpo evolui.

Os benefícios são inúmeros, não apenas de condicionamento físico, mas também psicológico, já que contribui para uma melhor percepção das reais limitações e da capacidade da pessoa com deficiência.

Além disso, o fator da socialização é essencial e esse esporte contribui bastante.

A Essence Cuidados tem como objetivo contribuir para a inclusão e melhora da qualidade de vida e autonomia. Oferecemos serviços de transporte especializado para idosos ou pessoas com deficiência, visando obter melhora da qualidade de vida e bem-estar. Conheça nossos serviços!

Tags:
  • Acessibilidade
  • Crossfit
  • Crossfit Adaptado
  • Crossfit para pessoa com deficiência
  • Qualidade de vida
  • Vida Saudável

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar