O que é deficiência múltipla?

13.09.2019

No Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Certamente uma parcela importante da população que ainda precisa de atenção e de mais políticas públicas para atender suas necessidades. Dentro desse contexto ainda existem as pessoas que convivem com dois ou mais tipos de deficiência ao mesmo tempo. Essas pessoas possuem a deficiência múltipla.

Deficiência múltipla é a associação de duas ou mais deficiências primarias como física, visual, mental ou auditiva na mesma pessoa. Frequentemente as pessoas com deficiência múltipla possuem atrasos no desenvolvimento, na aprendizagem ou na capacidade administrativa do cotidiano.

A Política Nacional de Educação Especial (PNEE) define a deficiência múltipla como a “associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias (mental/visual/auditiva/física) com comportamento que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa (MEC, 1994).”

Já o programa TECNEP (Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) descreve a deficiência múltipla como: “deficiência auditiva ou visual associada a outras deficiências (mental e/ou física), como também a distúrbios neurológicos, emocionais, linguagem e de desenvolvimento educacional, vocacional, social e emocional, dificultando a sua autossuficiência”.

O que causa a deficiência múltipla?

As causas podem ser diversas, provenientes de fatores que ocorreram durante a gestação, no nascimento ou até mesmo em decorrência de acidentes, intoxicações, tumores, etc.

Entretanto, as más-formações congênitas e as infecções virais, como a rubéola, sarampo e algumas doenças sexualmente transmissíveis, são as principais causadoras da deficiência múltipla em adultos, quando não são tratadas.

Características gerais da criança com múltiplas deficiências 

As crianças com deficiência múltipla apresentam características que as diferenciam das outras. De maneira geral elas apresentam:

  • Dificuldade na abstração de rotinas diárias,
  • Dificuldades na comunicação interpessoal
  • Dificuldades no reconhecimento de pessoas da sua convivência
  • Presença de movimentos corporais involuntários
  • Respostas mínimas a estímulos causados por barulhos, toques, etc.
  • Necessitam de instruções organizadas e sistematizadas

Tipos de múltipla deficiência

De acordo com pesquisadores, a deficiência múltipla pode ser separada da seguinte forma:

Física e psíquica:

  • Associa a deficiência física à deficiência intelectual;
  • Associa a deficiência física aos transtornos mentais;

Sensorial e psíquica:

  • Associa a deficiência auditiva associada à deficiência intelectual;
  • Associa a deficiência visual à deficiência intelectual;
  • Associa a deficiência auditiva aos transtornos mentais;
  • Associa a perda visual ao transtorno mental;

Sensorial e física:

  • Associa a deficiência auditiva à deficiência física;
  • Associa a deficiência visual à deficiência física;

Física, psíquica e sensorial:

  • Associa a deficiência física à deficiência visual e à deficiência intelectual;
  • Associa a deficiência física à deficiência auditiva e à deficiência intelectual;
  • Associa a deficiência física à deficiência auditiva e à deficiência visual;

Como lidar com as crianças com deficiência na escola?

A maneira como cada deficiência afetará o aprendizado de tarefas simples depende do seu grau de comprometimento. Entretanto a quantidade de estímulos recebidos ao longo da vida também influencia nesse aprendizado e no desenvolvimento da comunicação.

Na escola cada criança precisa ser avaliada sobre suas dificuldades e sobre suas potencialidades. É preciso ficar atento às competências do aluno com deficiência múltipla e utilizar a estimulação sensorial. Dessa forma é possível encontrar diferentes maneiras de se comunicar e interagir com a criança.

É essencial que haja acompanhamento multidisciplinar que inclua ações integradas entre a escola, a saúde e a família. Esse trabalho ajuda, portanto, a avaliar as necessidades específicas e a sugerir adaptações e recursos que facilitam o processo de aprendizado.

Mas para que haja desenvolvimento adequado e aprendizado das crianças com múltiplas deficiências, não é suficiente apenas adaptar o currículo. É preciso observar as necessidades do aluno como:

  • Atenção ao posicionamento postural adequado para evitar dores
  • Dar à criança oportunidade de escolha
  • Estimulação constante da comunicação
  • Interação com ambientes naturais, com pessoas e objetos
  • Aprendizagem centrada em experiências da vida real
  • Organização e estruturação dos ambientes

A deficiência múltipla traz consequências para o desenvolvimento da criança, mas que podem ser amenizadas com atenção e cuidados. O ambiente lúdico, as atividades adaptativas e funcionais certamente favorecem o desenvolvimento da comunicação e das interações sociais.  

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