Hidroginástica para idosos: conheça os benefícios!

05.09.2018
Hidroginástica para idosos

Em qualquer idade, a lista de benefícios da prática de exercícios físicos é longa. Eles aumentam o bem-estar, combatem o estresse, ajudam a diminuir o ganho de peso e previnem contra doenças, ao mesmo tempo em que melhoram algumas enfermidades.

O que muita gente ainda não sabe é que, na terceira idade, essa influência é ainda maior!

Isso porque o corpo vai passando por mudanças, como a perda de massa muscular – que pode chegar a 40% dos 50 aos 80 anos. Além disso, as respostas motoras passam a ser mais lentas, doenças coronarianas se tornam recorrentes e quedas ocorrem com frequência.

Mesmo assim, poucos idosos prestam atenção a esse cuidado tão importante com a saúde.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 28% das pessoas acima dos 60 anos têm o hábito de praticar algum esporte. Esse número chega a mais de 50% nas pessoas entre 15 e 17 anos.

Os principais benefícios da hidroginástica para idosos

Os exercícios físicos para idosos são ideais para retardar os efeitos negativos do processo de envelhecimento. Entre as atividades, uma ganha destaque: a hidroginástica.

Além dos benefícios corporais, ela ainda garante interação social, já que é realizada em conjunto. E, falando nisso, pesquisas indicam que idosos com vida social ativa têm declínio cognitivo mais devagar, assim como uma perda de memória mais lenta.

Confira a seguir algumas das diversas vantagens da prática de hidroginástica para idosos.

Estimula o sistema cardiovascular

A movimentação que a atividade exige faz o coração trabalhar mais acelerado, estimulando o sistema cardiovascular e fortalecendo artérias e coração. Isso significa uma melhoria na aptidão física e na pressão arterial, além da diminuição do colesterol.

Melhora circulação sanguínea

Comuns na terceira idade, as varizes são amenizadas devido à água aquecida presente na hidroginástica, que auxilia a vasodilatação. O estímulo ao sistema cardiovascular também tem efeito aqui, pois o fluxo mais intenso do sangue pelo corpo faz com que os vasos sanguíneos sejam liberados.

Estimula o sistema respiratório

Com o sistema cardiovascular estimulado e a circulação sanguínea mais vigorosa, é hora de o sistema respiratório trabalhar para prover oxigenação às células. Os pulmões fortalecidos garantem mais fôlego em outras atividades além da hidroginástica.

Fortalece a musculatura

A hidroginástica exige um pouco a mais do corpo durante os movimentos que podem ser simples se feitos ao ar livre em sessões de aeróbica, por exemplo, graças à pressão exercida pela água, que oferece resistência. É preciso utilizar bastante força muscular, o que garante tonificação e resistência, essenciais na terceira idade para evitar lesões.

Desenvolve equilíbrio e flexibilidade

A frequência de quedas está ligada à falta de coordenação motora que acomete os idosos. Eles acabam perdendo a autonomia e tornam-se dependentes de familiares para tarefas simples do dia a dia. Os movimentos da hidroginástica melhoram a flexibilidade, pois colocam as articulações para trabalhar, além de desenvolverem a coordenação motora. Os resultados são dores reduzidas e uma postura melhor.

Previne a perda de densidade óssea

Relacionada ao envelhecimento, a perda de densidade óssea é controlada com a prática de hidroginástica na terceira idade, que ajuda a prevenir contra osteoporose e também reduz o risco de fraturas nos ossos.

Além de todos esses benefícios, a hidroginástica para idosos também auxilia na redução do estresse e da ansiedade, melhora a autoestima e contribui para a socialização com outras pessoas da terceira idade. Diante de todos esses efeitos, o aumento da expectativa de vida também vira uma consequência.

Quer mais dicas de como garantir uma vida digna na terceira idade? Então baixe nosso Guia Gratuito de Programas para Idosos em Recife e confira outras sugestões como essa!

Tags:
Categoria(s):

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar