Inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

04.06.2019

Apesar de existirem leis para a inclusão de pessoa com deficiência, o mercado de trabalho permanece desafiador.

De acordo com a última pesquisa do IBGE, existem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil. Desses, cerca de 11 milhões estão aptos a trabalhar e poderiam ser aproveitados em diferentes setores do mercado.

Apesar desses números, apenas 325 mil estão efetivamente trabalhando, de acordo com os dados da RAIS (Relação Anual de informações do Ministério do Trabalho).

A falta de informação é um dos maiores causadores dessa diferença. O preconceito impede a inclusão social e a capacitação das pessoas com deficiência.  Porém essa é uma questão importante de responsabilidade social e conscientização.

Hoje existe legislação específica que determina quantidades mínimas de funcionários com deficiência nas empresas, dependendo do seu tamanho. Essa atitude é importante para aumentar a presença de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Mas muitas vezes é preciso trabalhar o psicológico da pessoa antes de introduzi-la no mercado de trabalho. Considerando as limitações individuais, todas as pessoas podem contribuir de alguma forma com a economia e com a sociedade, mas é preciso identificar a melhor forma de fazer isso.

A importância da autoconfiança e da autoestima para as pessoas com deficiência

É muito comum encontrar pessoas com deficiência que desenvolvem problemas de autoestima e autoconfiança. Dessa forma é essencial proporcionar segurança e confiança a elas para que acreditem em seu potencial e se motivem a desenvolvê-lo.

A inteligência emocional pode ser uma importante aliada nesse processo, já que saber lidar com as próprias emoções é fundamental para superar os desafios diários.

Ela é um dos principais diferenciais de pessoas que conseguem superar limites e alcançar a autorrealização. Conhecer suas emoções, seus gatilhos e, principalmente, como utilizá-los em favor próprio é importante para vencer desafios.  

Superando as limitações da deficiência

Se pensarmos com calma, perceberemos que todas as pessoas possuem algum tipo de limitação. Ela pode ser verdadeira, como o caso das pessoas com deficiências físicas, que realmente possuem alguns movimentos limitados, mas também podem ser psicológicos, causados por traumas ou crenças.

A verdade é que, de uma forma ou de outra, todos temos limitações físicas, emocionais ou mentais. O que diferencia cada indivíduo é o que é feito a partir da sua limitação. Em geral existem duas opções: tornar-se vítima ou transformar suas dificuldades em motivação.

Não existe certo ou errado nesse cenário. O importante é escolher a opção de lhe fará feliz.

Desenvolva o seu potencial para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho está se abrindo cada vez mais para as pessoas com deficiência. E está descobrindo profissionais que podem desempenhar perfeitamente bem suas funções.

Na maioria das vezes uma pessoa com deficiência física possui sua inteligência perfeita, e pode se capacitar para desenvolver trabalhos importantes nas empresas.

É importante, porém, que haja uma preocupação por parte do profissional em escolher uma carreira que goste. Além disso, precisa se capacitar adequadamente, para competir em igualdade de condições com outros profissionais do mercado.

Cada vez menos as deficiências serão impeditivas, mas o mercado está acirrado e exige profissionais de qualidade.

Descubra suas qualidades potenciais e suas limitações. Invista nos seus pontos fortes e não em suas limitações. Sobre elas, perceba se algo pode ser feito para contornar suas dificuldades. Use a criatividade e a tecnologia disponível. Assim você conseguirá usar ao máximo seu potencial e poderá conquistar seu lugar no mercado de trabalho.

Valorize suas realizações

Dependendo das limitações, algumas atividades simples podem acabar se tornando desafios a serem superados. E cada uma dessas vitórias precisa ser comemorada. Quantas coisas você conseguiu fazer apesar de dizerem que não era possível? Quanto você já aprendeu?

Motivar-se é o primeiro passo para conquistar seus desafios. Acreditar em si mesmo é o seguinte.

Como se blindar emocionalmente e encontrar motivação?

  • Reconheça seus acertos e permita-se elogios
  • Controle seus pensamentos e tenha bons pensamentos em relação a você mesmo   
  • Olhe o lado bom das coisas
  • Reconheça seus talentos
  • Aprenda com seus erros e não se sinta incapaz por causa deles
  • Aprenda coisas novas todos os dias
  • Invista em autoconhecimento

A autonomia e independência são muito importantes para as pessoas com deficiência e precisam ser incentivadas através das conquistas diárias, mas também no desenvolvimento de capacidades de trabalho, que lhes permitam ter uma vida economicamente ativa.

A família e os amigos têm papel fundamental nesse incentivo, sugerindo atitudes e ajudando a realizar o desenvolvimento necessário.

A Essence Cuidados tem orgulho de poder contribuir com a inclusão e com a autonomia das pessoas com deficiência. Oferecemos serviços de transporte especializado que podem ser utilizados para proporcionar mais qualidade de vida ou saúde para as pessoas com mobilidade reduzida. Conheça nossos serviços e solicite um orçamento.  

 

Tags:

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar