Melhores modalidades de atividades físicas para idosos

14.05.2019

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a prática de atividades físicas para idosos é extremamente benéfica para a saúde. Os exercícios físicos garantem o aumento nos níveis de energia e o equilíbrio saudável entre o corpo e a mente. Além disso, ajudam a manter a qualidade de vida de quem já chegou à terceira idade.

 A atividade física é a melhor forma de promover o envelhecimento ativo e saudável, com mais autonomia e vigor. Os exercícios físicos são a melhor forma de fortalecer os músculos e os ossos.

Benefícios das atividades físicas para idosos

Praticar esportes faz bem para qualquer pessoa e em qualquer idade. Mas com o passar dos anos essa prática se torna ainda mais importante e pode prevenir diversos problemas de saúde muito comuns.

  • Amenizam a rigidez arterial muito comum em pessoas com cerca de 50 anos;
  • Melhoram a oxigenação do sangue;
  • Melhoram o equilíbrio e reduzem as quedas funcionais típicas do envelhecimento;
  • Reduzem os riscos de desenvolver diabetes tipo II e hipertensão arterial, e ajudam a controlar essas doenças, caso já existam;
  • Minimizam os riscos de AVC; 

Além desses fatores diretamente ligados à saúde física, ainda existem outros relacionados à saúde mental:

  • Redução dos índices de depressão
  • Minimizam a perda de memória;
  • Retardam a progressão da doença de Alzheimer;
  • Menos riscos de osteoporose;
  • Melhora o sono;
  • Aumenta a autoestima;
  • Melhora o convívio social;

Quais atividades físicas são mais recomendadas para os idosos?

A saúde e as condições físicas de cada pessoa variam de acordo com o estilo de vida, com as doenças preexistentes, entre outros fatores, e precisam ser levadas em consideração na hora de escolher uma atividade física para seguir.
É fundamental procurar acompanhamento médico e realizar exames específicos para identificar as condições físicas e determinar a melhor atividade esportiva. É fundamental procurar acompanhamento médico e realizar exames específicos para identificar as condições físicas e determinar a melhor atividade esportiva.

Algumas atividades são mais recomendadas do que outras. Normalmente aquelas que oferecem menor impacto e menor carga de peso são melhores para os idosos. As mais recomendadas são:

1. Caminhada

A caminhada é um dos exercícios mais recomendados por ser uma atividade tranquila, podendo ser praticada entre amigos ou família. Além disso, não exige muito esforço físico, podendo ser iniciar de maneira leve e, após uma adaptação, é possível intensificar.

2. Hidroginástica

Esportes na água são especialmente indicados para idosos por contribuírem com a redução dos desgastes ósseos, causados pelo impacto. Além disso, reduzem os efeitos da gravidade sobre as articulações.

A hidroginástica é uma excelente atividade para fortalecer músculos e minimizar a perda de massa óssea, sem prejudicar as articulações. 

3. Pilates

O Pilates permite a movimentação de todos os grupos musculares, a tonificação da musculatura e o realinhamento postural. Além disso, aumenta a coordenação motora, melhora o equilíbrio e melhora a mobilidade.

É fundamental contar com a orientação e acompanhamento de profissionais especializados.

4. Natação

Mais uma opção de esporte aquático que ajuda no condicionamento físico, fortalecimento da musculatura, oferecendo aumento na disposição. A natação é um esporte completo, que contribui também para a saúde respiratória.

5. Alongamento

Manter os músculos alongados proporciona bem-estar e oferece maior disposição para os idosos. A postura é um dos principais problemas dos idosos, normalmente provocados por alterações nos tecidos musculares e ósseos. O alongamento contribui para a melhora da postura.

6. Treinamento funcional para idosos

O treinamento funcional utiliza o peso do próprio corpo nos exercícios. Normalmente é realizado com cordas, elásticos, livros, bancos e outros objetos que ofereçam resistência adequada. 

Os exercícios são parecidos com as atividades que o idoso já desenvolve em seu dia a dia. Dessa forma a pessoa consegue recuperar suas capacidades funcionais, reduzindo o risco de lesões e quedas na sua rotina.

A prática de atividade física constante ajuda a devolver a independência à vida do idoso. Mas elas devem ser acompanhadas por um profissional ou membro da família. Dessa forma é possível incentiva-lo a se manter ativo e sair do sedentarismo tão prejudicial para a saúde.

Agora você já sabe como a atividade física é importante para a saúde dos idosos e também quais são as melhores opções recomendadas.

Incentive os idosos da sua família a praticar exercícios com regularidade, contribua para a sua adaptação e ofereça formas de colocar essa prática na rotina.

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2 comentários em “Melhores modalidades de atividades físicas para idosos”

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