O que é acessibilidade digital?

24.10.2019

Desde o início do século XX nós ouvimos falar que estamos na era digital. Entretanto, agora, quase vinte anos depois, percebemos o que isso realmente quer dizer. Afinal, vivemos imersos em tecnologia. Hoje a internet significa trabalho, facilidades, entretenimento, educação, informação e, principalmente, também pode significar acessibilidade digital.

Compreender a importância da acessibilidade digital nos diversos âmbitos da nossa vida é entender que todas as pessoas, principalmente as com algum tipo de deficiência, têm o direito a esse acesso. Contudo, pessoas com deficiências físicas, intelectuais, visuais podem precisar de mecanismos que auxiliam o uso da internet plenamente.

A internet gera em nós a sensação de força sem limites. E a acessibilidade digital é a prática que tem como objetivo proporcionar igualdade.

Conceito de acessibilidade digital

O conceito de acessibilidade é baseado no direito e na facilidade de todas as pessoas poderem usufruir de serviços, atividades, produtos e conteúdos, independente de possíveis limitações.

A acessibilidade digital engloba esse direito nos aspectos digitais. Os usuários devem conseguir ter a experiência completa com o mínimo de interferência. São recursos que possibilitam a navegação, a compreensão e a interação de qualquer pessoa na web, sem a ajuda.

A cartilha Acessibilidade na Web, produzida pelo World Wide Web Consortium (W3C) Brasil define acessibilidade digital como “ a possibilidade e a condição de alcance, percepção, entendimento e interação para a utilização, a participação e a contribuição, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, em sítios e serviços disponíveis na web, por qualquer indivíduo, independente da sua capacidade motora, visual, auditiva, intelectual, cultural ou social, a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer ambiente físico ou computacional e a partir de qualquer dispositivo de acesso”. 

Para que a acessibilidade digital funcione de maneira adequada é preciso haver uma preocupação da sociedade em torno do assunto. Além disso, os sites devem investir em tecnologia assistiva e ferramentas que facilitam o acesso do usuário ao website.

O que é tecnologia assistiva?

É um termo utilizado para identificar os recursos e serviços criados para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais para pessoas com algum tipo de deficiência, com a finalidade de promover a independência e a inclusão.

Os recursos de tecnologia assistiva podem ser desde uma bengala até mesmo um complexo sistema de monitoramento integrado a central.

Como resolver problemas de acessibilidade digital?

No âmbito digital, já existem diversos equipamentos que contribuem com o acesso à internet e eletrônicos. Teclados modificados, softwares com reconhecimento de voz, síntese de voz em Braile, ponteiros alterativos como os de cabeça, etc.

Alguns cuidados também podem ser observados nos sites para facilitar a navegação de quem tem algum tipo de deficiência. Vamos conhecer alguns deles:

Usar descrição nas imagens

Os softwares que auxiliam as pessoas com deficiência visual leem os textos, mas não as imagens. Uma forma de eliminar esse problema é inserir a descrição de todas as imagens no texto alternativo.

Utilize as cores e os contrastes nos textos e menus

Utilizar imagens representativas facilita a identificação das ações relacionadas. Para quem possui dificuldade de enxergar os contrastes entre o plano de fundo e as fontes utilizadas ajudam a visualização.

Disponibilize textos em áudio

Muitos sites já fazem isso. Certamente é benéfico tanto para pessoas com dificuldade visual quanto para quem não tem muito tempo para ler um conteúdo. Além desse cuidado, simplifique os textos utilizando parágrafos curtos e explicando termos técnicos ou em outra língua.

Evite funções acessíveis apenas pelo mouse

Usuários com limitações motoras podem não conseguir utilizar o mouse livremente. Porém, existem diversas opções de atalhos no teclado que podem substituir a função do mouse, mas é preciso que o site aceite esse tipo de configuração.

Alguns softwares de tecnologia assistiva permitem o controle do teclado e do mouse através de comando de voz ou de movimentos da cabeça.

Razões para você se preocupar com a acessibilidade digital

Empatia:

Colocar-se no lugar do outro é essencial para o bom convívio social. Imagine se você não pudesse ler ou acessar todas as informações que obtém através da internet hoje.

Levar sua mensagem a todos:

Hoje existem mais de 10 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva no Brasil. São pessoas que não conseguem compreender sua mensagem.

Melhor ranqueamento no Google:

Sim, a acessibilidade digital pode impulsionar o ranqueamento do site. Os robôs do Google são considerados usuários cegos. Quanto mais portas estiverem abertas para o acesso fácil, melhor será o posicionamento nas pesquisas.

Agora você já sabe o que é acessibilidade digital e pode cobrar esse direito.

A Essence Cuidados oferece serviços de transporte especializado para idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Conheça nossos serviços e solicite um orçamento.  

Tags:
  • Acessibilidade
  • Dicas de acessibilidade
  • sociedade inclusiva
Categoria(s):

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar