Pilates para idosos: mais autonomia na melhor idade

23.08.2019

O Brasil conta hoje com cerca de 29,6 milhões de idosos, de acordo com a última pesquisa divulgada pelo IBGE. E a perspectiva é de que em 2030 o número de pessoas com mais de 60 anos seja maior do que o número de crianças no país.

Com esse aumento considerável de pessoas nessa faixa etária, hoje a preocupação maior e oferecer qualidade de vida a eles. Pessoas que não se preocuparam com a saúde durante a vida terão uma velhice mais difícil. O sedentarismo provoca diversos problemas e, ao longo do tempo, reduz a mobilidade e a autonomia.

Com a chegada da terceira idade é comum que a pessoa sinta dores das articulações, além da redução da flexibilidade, da força e do equilíbrio. 

Atividades simples como levantar da cama, pegar algo do chão ou sentar-se em uma cadeira podem se tornar grandes desafios. Justamente por isso é importante inserir atividades físicas adequadas, que devolvam essa mobilidade perdida. E nunca é tarde para começar.

Pilates para idosos

O Pilates é uma técnica de reeducação de movimentos, que realiza movimentos de alongamento com o peso do próprio corpo. Ele trabalha todo o corpo e promove equilíbrio muscular e mental.

Além disso, com seus movimentos suaves e contínuos, o Pilates para idosos ajuda a melhorar a concentração, fortalece e estabiliza os músculos centrais do corpo. O Pilates pode ser realizado para garantir o condicionamento físico de pessoas saudáveis, mas também na reabilitação de lesões.

Principais benefícios do Pilates para idosos

O Pilates é uma atividade bastante completa que ajuda na prevenção de diversas doenças, contribuído para o bem-estar do idoso. Vamos conhecer agora os principais benefícios:

·         Redução de dores

As dores na terceira idade costuma ser relacionadas ao desgaste dos ossos, causado pelo tempo. Quando o idoso pratica o Pilates, as articulações entram em movimento, fortalecendo a musculatura ao redor e gerando assim mais estabilidade no corpo, reduzindo assim as dores.

·         Prevenção de lesões

Entre os idosos as principais causas das lesões são os desequilíbrios corporais que provocam quedas, e os desgastes naturais das articulações. Com a prática do Pilates, a pessoa fortalece seus músculos e aumenta o condicionamento físico. Dessa forma as chances de acontecerem novas lesões diminuem.

·         Correção da postura

É normal que, com a idade, a coluna mude e acabe envergando, provocando a má postura. E o Pilates trabalha diretamente com a postura, através de movimentos específicos de fortalecimento que ajudam a aumentar a consciência corporal.

·         Fortalecimento do corpo

Com o passar dos anos o corpo se torna mais frágil e vulnerável. Mas um dos principais benefícios da prática do Pilates é o fortalecimento do corpo e o consequente aumento da energia

·         Reabilitação corporal

Seja por causa de doenças ou pelo sedentarismo, é comum que os idosos sintam maior dificuldade para realizar diversas atividades. Os exercícios do Pilates auxiliam na prevenção de doenças e também da reabilitação, colaborando com a melhora do quadro clínico na região do corpo fragilizada.

·         Aumenta a flexibilidade

O aumento da flexibilidade é um dos maiores ganhos proporcionados pelo Pilates. Os exercícios trabalham constantemente o alongamento do corpo, tonificando-o e aumentado sua flexibilidade.

·         Melhora a atenção

Na terceira idade é comum uma maior dispersão de vez em quando, e isso pode prejudicar seu rendimento. O Pilates trabalha a concentração, pois é necessário compreender os movimentos propostos para realiza-los corretamente. E a concentração é levada para todos os aspectos da vida, não só nos exercícios.

·         Proporciona imenso bem-estar

O Pilates proporciona bem-estar, independente da sua idade. Por ser praticado, normalmente, em pequenos grupos, o circulo de amizade também aumenta.

A prática de Pilates na terceira idade é essencial para envelhecer com mais saúde. Sendo assim, converse com seu médico sobre esses benefícios e comece a praticar.

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