Como manter a saúde das pessoas com deficiência

19.07.2019

O bem-estar físico e mental é desejo de todas as pessoas. E os cuidados com a saúde estão diretamente relacionados à realização desse desejo. As pessoas com deficiência precisam se preocupar com a saúde da mesma forma, ou até mais, dependendo da deficiência.

Em geral, os cuidados comuns também se aplicam às pessoas com deficiência como praticar atividades físicas, consumir alimentos saudáveis, cuidar das horas de sono. Mas nesse caso outros aspectos precisam ser levados em consideração já que essas pessoas costumam ter outras necessidades também.

A falta de amparo de familiares muitas vezes causa prejuízos psicológicos que comprometem a saúde das pessoas com deficiência. A dificuldade para ingressar no mercado de trabalho também prejudica a adesão a um plano de saúde.

Mas conhecer os fatores essenciais para a saúde das pessoas com deficiência ajuda a descobrir como podemos proporcionar uma melhor qualidade de vida e o aumento da sensação de bem-estar.

Saúde mental

Além de lidar com os impactos das limitações físicas ou psíquicas na rotina, a exclusão social também causa consequências importantes. A falta de mobilidade urbana, por exemplo, muitas vezes tira o ânimo da pessoa que já prevê as dificuldades.

Esse sentimento pode abrir ainda espaço para raiva, culpa e angústia, que juntos aumentam o risco de desenvolver depressão. 

A participação dos amigos e da família é fundamental para encontrar formas de melhorar as experiências da pessoa com deficiência. E essa é uma forma de contribuir para a sua saúde.

Incentivar a participação em atividades de lazer e entretenimento, encontrar formas de facilitar a locomoção e programar situações que trazem bem-estar são maneiras de ajudar na inclusão da pessoa com deficiência.

Saúde física

A reabilitação é essencial para a saúde das pessoas com algum tipo de deficiência. Mas não só isso. Os cuidados odontológicos e médicos são tão importantes como para qualquer outra pessoa e devem fazer parte do cotidiano.

Dependendo da deficiência, mais uma vez é importante que a família auxilie na identificação das necessidades e acompanhe o processo. Um deficiente visual pode ter dificuldades, por exemplo, de compreender o tratamento do odontologista, sem uma referencia visual.    

Algumas empresas já estão trabalhando em projetos para ajudar nessas dificuldades e estão desenvolvendo cartilhas em braile e protótipos para que os deficientes visuais consigam entender os seus tratamentos médicos.

Dia a dia ativo

A prática de exercícios físicos é importante para todas as pessoas, mais ainda para as pessoas que possuem dificuldades de locomoção. Nesses casos, o desenvolvimento dos músculos não comprometidos é ainda mais importante.  

Qualquer tipo de atividade física pode contribuir, é preciso apenas considerar a deficiência e a modalidade que mais agrada a pessoa. É possível adaptar praticamente todos os esportes.

O sedentarismo é prejudicial para qualquer pessoa, mais ainda para os deficientes físicos. A permanência em uma mesma posição por longos períodos compromete a circulação sanguínea e dificulta a oxigenação dos músculos. Isso contribui para o aparecimento de feridas e para a perda de tônus muscular.

O mercado de trabalho e a saúde

A taxa de desemprego entre as pessoas com deficiência chega a ser 80% maior do que entre as pessoas sem qualquer deficiência.

Muitas vezes na entrevista mesmo o recrutador já determina que a pessoa com deficiência não tem capacidade. Isso causa grande desmotivação em quem está buscando uma vaga de emprego.

As cotas nem sempre são benéficas, já que os cargos relacionados costumam ser de menor valor e pouca responsabilidade. Porém, muitas vezes a pessoa com deficiência física, por exemplo, possui grande capacidade intelectual, mas acaba sendo pouco valorizada. 

Muitas vezes as pessoas com deficiência acabam se tornando dependentes da família por causa da falta de oportunidades no mercado de trabalho.

A saúde das pessoas com deficiência depende de diversos fatores e a inclusão social está diretamente relacionada a todos eles.

Aceitar a diversidade, respeitar os limites individuais e identificar e valorizar o potencial de cada um precisa ser prioridade.

A Essence Cuidados se orgulha de contribuir para a inclusão das pessoas com deficiência. Através dos serviços de transporte especializado auxiliamos na melhoria da qualidade de vida de quem tem dificuldades de locomoção. Podemos assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da família.

Conheça nossos serviços e solicite um orçamento.

Tags:
  • Acessibilidade
  • bem-estar
  • Cuidados com a saúde
  • Cuidados com a saúde da pessoa com deficiência
  • Mercado de Trabalho
  • saúde da pessoa com deficiência
  • Saúde das pessoas da com deficiência
  • saúde do cadeirante
  • Saúde física
  • Saúde mental

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar