Turismo Acessível: Conheça as cidades turísticas mais acessíveis no mundo

20.05.2019

O turismo acessível já é realidade em muitos países e tem se expandido nos últimos anos. Listamos as cidades turísticas mais acessíveis do mundo.Conheça!

Cidades turísticas mais acessíveis do mundo

Muitas pessoas, quando retornam de viagens ao exterior comentam sobre a quantidade de pessoas com deficiência que encontram pelo mundo. O turismo acessível já é uma realidade em muitos países e tem se expandido nos últimos anos.

Aqui no Brasil, devido às más condições das ruas e até mesmo da falta de acessibilidade na maioria das construções, infelizmente, muitas pessoas com deficiência e idosos acabam mantendo-se restritos a ambientes familiares.

Sendo assim, esse problema acaba privando-os de momentos de diversão e entretenimento, seja nas próprias cidades, seja viajando para conhecer outros lugares.

O tema acessibilidade já é discutido pelo mundo. Hoje muitas cidades se destacam por terem desenvolvido planejamentos urbanísticos voltados para facilitar a vida das pessoas com mobilidade reduzida.

Vias públicas e atrações com acessibilidade para pessoas que utilizam cadeira de rodas, infraestrutura de transporte adaptada são apenas alguns dos itens necessários para garantir uma viagem livre de transtornos e preocupações.

Vamos conhecer algumas das cidades mais acessíveis do mundo a partir de agora.

Nova Iorque, Estados Unidos – Acessibilidade para todos

Uma das cidades mais conhecidas e visitadas do mundo não poderia ficar de fora. Com calçadas planas e bem cuidadas e transporte público adaptado, a pessoa com mobilidade reduzida não encontra problemas.

Muitas atrações turísticas disponibilizam cadeiras de rodas, apoios como muletas e oferecem narrações descritivas e áudio para deficientes visuais. Muitas atrações teatrais oferecem descontos para pessoas com deficiência física e a maioria dos cinemas dispõe de aparelhos auditivos.  

Eventos ao ar livre também providenciam assentos especiais e vagas de estacionamento nos parques da cidade.

Las Vegas, Estados Unidos – Diversão Acessível

Outra cidade americana que está de portas abertas para as pessoas com mobilidade reduzida. Certamente a cidade oferece diversas acomodações e serviços de transporte adaptados e com alto padrão.

Os famosos cassinos possuem rampas de acesso e elevadores e até os caça-níqueis possuem sistema auditivo diferenciado. Os muitos espetáculos de comédia, shows de mágica e grandes performances musicais contribuem para a diversão.

A roda gigante High Roller é totalmente acessível para cadeira de rodas e oferece um espaço amplo nas cabines.

Stratford-upon-Avon, Inglaterra – Cultura Acessível

Conhecida por ser local de nascimento de William Shakespeare, é também um dos melhores destinos para pessoas com mobilidade reduzida.

A cidade passou por diversas adaptações ao longo dos anos. Sendo assim, hoje oferece calçadas planas, rebaixadas, e bastante espaçosas para o trânsito livre das cadeiras de rodas.

Uma das principais atrações são as performances e peças da companhia Royal Shakespeare Company & Theatres. Seus três teatros disponibilizam assentos especiais na primeira fila, aprimoramento auditivo e legendas, interpretes em libras, descrição e áudio, etc.

Barcelona, Espanha – Diversão para todos

A preparação da cidade para os Jogos Paraolímpicos de 1992, fez da capital Catalã um dos melhores destinos para pessoas com mobilidade reduzida. Sendo assim, a maioria das atrações turísticas são totalmente adaptadas para acesso fácil. Da mesma forma, o aeroporto oferece o serviço conhecido como “sem barreiras”, com atendimento especial para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O Museu de Arte Contemporânea é uma das melhores atrações da cidade, com obras táteis e descrição em áudio.  Além disso, deficientes visuais podem interagir e sentir algumas peças enquanto acompanham as explicações de especialistas. Todos os acessos possuem rampas, banheiros adaptados, cadeiras de rodas disponíveis, materiais em braile e opções de aprimoramento auditivo.

Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil – Esporte Acessível

Centro de atividades ecológicas e esportes radicais, a cidade oferece programas em pântanos e matas como rapel, rafting e flutuação em rios que, decerto, podem atender as pessoas com mobilidade reduzida.

Na parte urbana a cidade possui calçadas amplas, rampas, faixas sinalizadoras e pisos táteis. Apesar de alguns pontos serem remotos, existem diversos rios, cachoeiras e trilhas que podem ser aproveitadas por pessoas com deficiência. Idosos também podem aproveitar bastante as atrações da cidade.

Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil – Natureza Acessível

Cidade de uma das Sete Maravilhas da Natureza, Foz do Iguaçu recebe muito bem os visitantes com mobilidade reduzida. Certamente as muitas rampas de acesso, calçadas amplas, vagas especiais em estacionamentos facilitam o acesso às atrações turísticas.

Os ônibus são adaptados, e a maioria das atrações turísticas possuem elevadores. As Cataratas são um atrativo a parte e se destacam no quesito acessibilidade.

Recife, Pernambuco, Brasil – Praias e diversão para todos

Recife não é uma das cidades mais acessíveis, mas tem se empenhado para melhorar a qualidade de vida de quem possui mobilidade reduzida promovendo atrações e diversas opções de lazer.

Com muitas praias belíssimas, teatros, restaurantes e bares e muitas opções de entretenimento, certamente é possível encontrar ótimas atrações acessíveis. 

O Projeto Praia sem Barreiras, por exemplo, permite o acesso da população com mobilidade reduzida à praia de Boa Viagem, através da instalação de esteiras adaptadas e cadeiras anfíbias, além de profissionais que ajudam durante o banho de mar.

Outro Projeto semelhante, Bike sem Barreiras, tem bicicletas adaptadas para alunos e colaboradores passearem aos domingos e feriados com pessoas tetraplégicas ou com deficiência múltipla.

O Teatro Luiz Mendonça é o mais novo de Recife e possui capacidade de 587 assentos. Ele possui um palco de sistema reversível, que permite apresentações ao ar livre para cerca de três mil pessoas.

A acessibilidade de todo o espaço também é um destaque. A entrada, o foyer e os camarins contam com rampas de acesso e a galeria Janete Costa possui um elevador que leva ao pavimento superior. A plateia oferece seis poltronas para pessoas com baixa mobilidade e dez espaços para usuários de cadeiras de rodas.

A preocupação em tornar a vida das pessoas com mobilidade reduzida mais fácil é bastante presente hoje em dia. Esperamos com isso, que mais pessoas possam aproveitar os bons momentos da vida.

A Essence Cuidados busca auxiliar nesses momentos oferecendo transporte especializado para pessoas com mobilidade reduzida. Conheça nossos serviços e solicite um orçamento.

Tags:
  • Acessibilidade
  • Dicas de acessibilidade
  • locais acessíveis
  • Mobilidade
  • mobilidade urbana
  • pessoa com deficiência
  • transporte acessível
  • Transporte adaptado
  • transporte para cadeirantes
  • Turismo acessível
  • turismo para cadeirantes

Deixe um comentário

1 comentário em “Turismo Acessível: Conheça as cidades turísticas mais acessíveis no mundo”

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar