Creche para idosos: uma nova alternativa para a terceira idade

19.09.2018
Creche para idosos

O avanço da idade acompanha uma série de dúvidas e preocupações que vão além do surgimento de doenças: com as limitações que o corpo passa a apresentar, surge o receio de acidentes, principalmente com aqueles idosos que precisam ficar sozinhos durante muito tempo. A solidão, aliás, é outro problema que desperta apreensão nos familiares de entes idosos.

Tem início, então, a procura por um lugar ou serviço que ofereça segurança e suporte e mantenha a qualidade de vida do idoso.

No Brasil, essa procura tende a ser bem alta. É que, em cinco anos, a população idosa brasileira cresceu 18% e chegou a 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais em 2017, e não há previsão de que o número diminua. Ao contrário: uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que serão mais de 66 milhões de idosos em 2050.

O aumento constante exige medidas urgentes para que essa demanda elevada seja atendida, desde atendimentos domiciliares e rotineiros de qualidade até políticas públicas adequadas.

A boa notícia é que algumas soluções têm surgido para suprir a necessidade da população idosa!

Nem todas se popularizaram ainda, mas é provável que esse cenário mude com as expectativas para os próximos anos. Isso porque em 2030, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil deverá ter mais idosos que crianças entre 0 e 14 anos.

A teleassistência é uma dessas opções que foram criadas para dar suporte à terceira idade.

Na prática, ela corresponde a um botão de emergência que o idoso pode acionar para entrar em contato com uma central de atendimento, que o auxiliará. O serviço também conta com um sensor de queda, que alerta a central e a família diante de algum acidente, e ainda informa quando está na hora de se tomar remédios.

Semelhante aos serviços ofertados em hotéis, os concierges para a terceira idade acompanham o idoso em todas as situações. Além de consultas médicas, que costumam ser a demanda mais frequente, esses profissionais vão com o cliente idoso às compras, a eventos sociais e até fazem companhia para jogar cartas e cozinhar. Dessa forma, evita-se que o idoso passe muito tempo sozinho, além de se viabilizar a assistência para questões do cotidiano.

Mas há uma terceira opção que se destaca entre todos os serviços: a creche para idosos.

Ela ainda não foi suficientemente difundida, apesar de ser um serviço que existe já há alguns anos, mas creches para idosos devem virar uma das opções mais populares entre o público no futuro, visto o potencial que tem para mudar a vida de muitas famílias!

Como funcionam as creches para idosos

As creches para idosos não devem ser confundidas com casas de repouso ou asilos, embora apresentem semelhanças.

Algumas casas de repouso contam com esse atendimento; no serviço da creche, porém, o idoso não chega a pernoitar. Ele é acolhido durante um ou dois turnos, geralmente enquanto a família não consegue dar o suporte que ele necessita. Além disso, a creche para idosos funciona como uma solução para aquelas famílias que não querem perder o contato diário com o ente idoso, como pode ocorrer nos asilos.

A pessoa idosa, por sua vez, é beneficiada de muitas formas.

A primeira é através da socialização: conviver com outras pessoas contribui para a saúde e também eleva a qualidade de vida, um dos pontos mais afetados no processo de envelhecimento. Essa interação ocorre nas variadas atividades oferecidas pelas creches para idosos, como leituras, crochê, oficinas de culinária, artesanato, jogos pedagógicos, pinturas e outras.

Ficar ocioso, aliás, não é uma opção nas creches para idosos!

Lá eles ainda praticam exercícios físicos leves, sempre acompanhados de profissionais preparados para dar o apoio que for preciso. Todos os frequentadores são acompanhados por uma equipe multidisciplinar que se preocupa com cuidados como atividades, alimentação e remédios.

A ideia é que o idoso sinta-se acolhido e à vontade para fazer aquilo que for do seu bem-estar, tornando seu período na creche leve e proveitoso. Sem a devida frequência de atividades e sem interagir com outras pessoas, a pessoa idosa tem um declínio cognitivo mais rápido. Ou seja, fica propensa a problemas de memória e ao desenvolvimento de várias doenças, a exemplo da depressão.

De acordo com um estudo da University of New South Wales, na Austrália, um em cada quatro idosos com comprometimento cognitivo consegue reverter o quadro mental. Atividades físicas ou de estímulo ao raciocínio são fundamentais para envelhecer melhor, assim como se manter flexível para novas experiências.

Com tantas vantagens, é só uma questão de tempo até as creches para idosos se tornarem uma opção popular entre pessoas da terceira idade e familiares, que podem contar com o serviço para ficarem tranquilos com a segurança de seus entes mais velhos.

Além de serem excelentes opções para os seus clientes, as creches para idosos também são apontadas como uma boa oportunidade de negócio, pois ainda há muito espaço para expansão.

Creche para idosos em Recife

Por ser um mercado que se encontra em crescimento, ainda não é muito comum encontrar instituições que ofereçam a opção de creche para idosos. Para a população idosa de Recife, porém, já é possível entrar em contato com a Casa de Repouso Verdbranco e com a Solar Day Care para conhecer a estrutura e os serviços oferecidos pelos locais.

Idosos que frequentam a casa Solar Day Care podem contar com a ajuda da Essence Cuidados para garantir a mobilidade e a segurança durante os trajetos. Com a parceria firmada entre as duas, os idosos que utilizarem o serviço da Essence para passar o dia na creche terão preços diferenciados para o passeio.

“Acolher com amor e cuidar com excelência, esse é o lema do Solar, super recomendo. Um centro dia diferenciado para o seu idoso”, opinou a cliente Christiane Cabral.

A indicação também foi elogiada pela nutricionista Larissa Vila Nova. “Local maravilhoso e profissionais dedicados. Super indico!”


Agora que você já está por dentro das vantagens oferecidas pelas creches para idosos, que tal ficar ligado nas diversas outras opções de programas para terceira idade em Recife e região? Confira o nosso Guia de Programas para Idosos em Recife e saiba quais as melhores opções de lazer para esse público!

Tags:
Categoria(s):

Deixe um comentário

2 pensamentos em “Creche para idosos: uma nova alternativa para a terceira idade”

  1. Fiquei feliz!em saber que existem esse programa voltado para os idosos em recife. Eu vi um debate em um programa falando sobre isso, mas era mostrando que deu certo fora do brasil, sou estudante de fisioterapia e trabalho com idosos e gosto muito parabénsss!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar