Qualidade do sono na terceira idade é fundamental

23.07.2019

Dormir bem é importante para qualquer pessoa em qualquer idade. Mas na medida em que os anos passam, o padrão de sono costuma sofrer alterações. Muitas vezes a pessoa perde a capacidade de permanecer em sono regular durante a noite.

O sono faz parte da manutenção da saúde, assim como respirar.  É através dele que recuperamos a energia perdida durante o dia. O corpo utiliza o período da noite para produzir substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Na terceira idade a frequência e a regularidade do sono podem ser afetadas devido a mudanças na rotina do idoso. A falta de atividade física, o uso de medicamentos, a aposentadoria, entre outros fatores, causam alterações no padrão de sono.  

Algumas alterações cerebrais causadas pelo envelhecimento natural também contribuem para as alterações no sono.

É muito comum que nessa fase da vida aumentem as reclamações sobre insônia, cansaço durante o dia, sono fragmentado e até mesmo falta de memória.

Por isso é tão importante cuidar da saúde e manter hábitos saudáveis que podem amenizar a perda de qualidade do sono na terceira idade.

O sono na terceira idade

É comum que o sono se torne mais leve na terceira idade. É difícil encontrar um idoso que durma oito horas ininterruptas de sono todas as noites.

A melatonina, o hormônio responsável pelo sono, tem seu ápice de produção aos 3 anos de idade. Com o passar dos anos os níveis de produção caem até chegar à terceira idade, quando a produção passa a ser mínima ou até mesmo nula.

As próprias preocupações da fase adulta, a rotina de trabalho por longos anos contribui para a redução da quantidade de horas dormidas. Essa mudança é normal e faz parte do desenvolvimento humano.

Outro fator que contribui para os problemas com o sono são as dores, frequentemente causadas por dores nas estruturas ósseas, que são mais frágeis. É importante que o idoso cuide da postura durante o dia e que adote medidas saudáveis para dormir.

Insônia é comum da terceira idade

A insônia é um dos principais distúrbios do sono dos idosos, e acomete inegavelmente mais as mulheres. Ela se caracteriza pela dificuldade em iniciar ou manter o sono, e certamente gera diversas complicações.

Os principais riscos envolvem as quedas já que os reflexos e o raciocínio ficam comprometidos com a falta de descanso. A insônia também estimula a depressão, a falta de memória, a hipertensão e o diabetes reduzindo a qualidade de vida.

Descobrir a causa da insônia certamente facilita a recuperação da qualidade do sono. Muitas vezes pode haver fatores como a falta de atividade, problemas familiares ou mesmo doenças crônicas que pioram o problema.

Como melhorar a qualidade do sono na terceira idade?

É muito importante garantir que o idoso mantenha a qualidade do seu sono. E existem alguns hábitos que podem ser seguidos para que o idoso consiga aumentar o seu bem-estar noturno.

  • Utilizar um colchão adequado à coluna e também travesseiros confortáveis;
  • Deixar o quarto escuro e silencioso;
  • Consumir alimentos saudáveis durante o dia e leves durante a noite;
  • Criar uma rotina de horários para dormir e acordar;
  • Evitar o consumo de cafeína, tabaco e álcool à noite;
  • Praticar atividade física durante o dia;
  • Manter atividades calmas após o anoitecer e ir para a cama apenas quando estiver com sono;

Avaliar a qualidade do sono na terceira idade é fundamental. Para isso é preciso verificar quais são suas rotinas e as atividades exercidas durante o dia. Alguns hábitos aparentemente inofensivos, como assistir televisão ou ler um livro deitado na cama, podem prejudicar o descanso.

Ter uma vida social ativa, participar de eventos com amigos, frequentar reuniões ou até mesmo manter uma rotina de atividades é importante para gastar energia e aumentar o nível de sono durante a noite.

Mesmo que o idoso tenha dificuldades de locomoção é importante incentivá-lo a realizar suas atividades. Nesses casos o idoso pode contar com serviços de transporte especializado.

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