Semana da Pessoa com Deficiência é celebrada com ações no Recife

23.08.2017

Programação começou nesta segunda-feira (21) e segue até o dia 28. O Olha!Recife, no domingo (27), terá edição inclusiva

Começou nesta segunda-feira (21) e vai até o dia 28, a programação da Prefeitura do Recife (PCR) para a 16ª Semana municipal da Pessoa com Deficiência. A programação irá envolver diversas secretarias.

Vão acontecer palestras, oficinas, rodas de diálogo, capacitações, ações de cidadania, realização de exames e consultas, apresentações culturais, luau do projeto Praia Sem Barreiras e passeio turístico inclusivo.

O tema deste ano é “Somos diferentes, em luta por direitos iguais”.

A abertura foi feita pelo vice-prefeito Luciano Siqueira, às 10h, no mezanino do edifício-sede da PCR, no Cais do Apolo, no Bairro do Recife.

No mesmo dia, às 14h, aconteceu uma roda de diálogo sobre os desafios de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) com deficiência, no Centro de Referência em Cidadania LGBT, localizado na Boa Vista, na área central da cidade.

A programação continua hoje (22), a partir das 9h, serão oferecidos diversos serviços de saúde e cidadania para as pessoas com deficiência no Pátio do Carmo, no bairro de São José, também no Centro. Lá, os profissionais da Secretaria de Saúde do Recife vão fazer aferição de pressão, teste de glicemia, mamografia e distribuição de preservativos, além de orientações sobre saúde bucal, arboviroses, tuberculose e hanseníase.

No mesmo local, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife também realizará emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito. O Instituto de Cegos Antonio Pessoa de Queiroz ainda oferecerá massoterapia, enquanto o Senac fará cortes de cabelo.

Na quarta-feira (23), também a partir das 9h, o Hospital da Mulher do Recife (HMR) ofertará consultas e exames (como mamografia e preventivo) para as mulheres com deficiência.

Na manhã da sexta-feira (25), a partir das 8h, a Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação do Recife promoverá apresentação de capoeira, recital de poesias e apresentação de um coral formado por alunos surdos no Compaz do Cordeiro. O equipamento também receberá uma palestra sobre empregabilidade da pessoa com deficiência.

Ainda na sexta-feira, a partir das 17h, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife realizará o 2º luau do Projeto Praia sem Barreiras, na Praia de Boa Viagem, que oferece banho de mar assistido às pessoas com deficiência através de cadeiras anfíbias. As apresentações musicais acontecerão na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7.

No domingo (27), a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer preparou uma edição inclusiva do Olha!Recife. O passeio partirá com um ônibus adaptado da Praça do Derby, seguindo pela histórica Praça da República e faz uma parada para visitação do Palácio do Campo das Princesas.

Em seguida, o grupo segue para fazer um tour pelo Bairro do Recife e desembarca no Recife Antigo de Coração, que acontece todo último domingo do mês. Todas as brincadeiras de criança e  as atividades esportivas para este dia serão adaptadas. No polo musical, Nena Queiroga será a mestre de cerimônia e irá receber vários artistas com deficiência, que são referência para a cultura de Pernambuco, como Chris Nolasco, o percussionista Diego Rocha, o Balé Florescer, entre outros.

Por: portal FolhaPE em 19/08/17 às 14H44, atualizado em 19/08/17 às 15H09

Tags:
  • Acessibilidade
  • Arena sem barreiras
  • boa ação
  • Cidade Acessível
  • Direitos da pessoa com deficiência
  • pessoa com deficiência
  • Praia sem barreiras
  • Prefeitura do Recife
  • Qualidade de vida
  • Recife
  • Recife Antigo de Coração

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu comentário será publicado no Facebook.


Voltar