Descubra 7 vantagens de frequentar um ginásio na terceira idade

03.09.2019

Neste artigo vamos passar-lhe as sete vantagens de frequentar um ginásio na terceira idade. De preferência o de sua residência sénior.

Como todos sabemos o exercício físico é essencial em todas as fases da nossa vida, de uma forma geral deixa-nos mais ativos, faz bem ao coração e deixa-nos mais preparados para as atividades do dia-a-dia.

O que é certo é que a partir dos 40 anos de idade o corpo humano começa a perder massa muscular e este fenômeno a longo prazo pode acarretar algumas consequências, tais como, fragilidade dos ossos, abrandamento do metabolismo que fará com que a pessoa tenha mais facilidade em engordar, podendo causar outros problemas, como a sobrecarga de articulações, mais probabilidade de lesões, entre muito outros problemas. 

Posto isto vamos dar-lhe as razões pelas quais irá perceber que sendo idoso ou estando a cuidar de um é muito importante fomentar o exercício físico.

7 das vantagens de praticar exercício físico na terceira idade são:

Ajuda a combater as dores

Como sabemos, infelizmente, é comum que os idosos sintam dores no dia a dia, muitas destas dores acontecem por falta de massa muscular, a ida ao ginásio irá fortalecer as articulações deixando o idoso mais preparado para as atividades do quotidiano.

Fortalece os ossos 

O fortalecimento ósseo é uma das principais vantagens da prática de ginásio na terceira idade, podendo até mesmo retardar casos de osteoporose.

Controla a glicose

Controlando a glicose previne o aparecimento da diabetes que é uma doença que afeta partes vitais do corpo como o coração, os rins e até a visão.

Diminui o risco de quedas

Outro dos principais problemas dos idosos passam pela falta de equilíbrio originando muitas vezes quedas que podem trazer lesões graves.

Os exercícios praticados no ginásio proporcionam aos idosos mais flexibilidade e equilíbrio, ajudando assim a evitar as quedas potencialmente perigosas.  

Fortalece o coração

O fortalecimento do coração é super importante para qualquer idade, mas nos idosos este fortalecimento torna-se essencial para um bem estar no dia a dia, para além da saúde as atividades do dia a dia ficam muito menos cansativas, conseguindo subir e descer escadas de forma muito mais fácil e cômoda.

Melhora o sono

Muitos dos idosos queixam-se de insônias, mas de fato grande parte da população idosa tem uma atividade física muito baixa, com a prática de musculação e com a criação de horários de sono regulares vai conseguir fazer com que as suas noites sejam perfeitas.

Ajuda a combater a depressão

Com os horários de sono regulados, uma forma física invejável terá muito mais disposição e alegria para enfrentar o seu dia a dia, deixando-o longe de depressões.

Agora que já sabe como ter hábitos de exercício saudáveis só lhe falta ter hábitos alimentares saudáveis para melhorar a sua saúde.

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